Vantagens do Retorno Sobre Investimento para o RH

estrategias_de_remuneraçãoApesar de reconhecerem a importância, no Brasil, ainda são poucas as empresas que utilizam a ferramenta Retorno Sobre o Investimento (ROI -Return On Investment) aplicada à área de Recursos Humanos (RH).

Essa é a conclusão da Caliper, consultoria internacional presente em mais de 30 países e com mais de meio século de experiência em gestão de pessoas. Alessandra dos Santos Moura, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper Brasil, observa que as empresas estão tentando entender melhor o funcionamento da ferramenta e considera que o domínio dessa prática é fundamental para que o departamento de Recursos Humanos assuma um papel cada vez mais estratégico.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

O ROI possibilita justificar gastos direcionados a iniciativas voltadas às pessoas. A ferramenta serve como argumento a favor dos benefícios de determinado investimento. Percebo que o grande desafio para o profissional de RH é vender a ideia de valor agregado. Para se fundamentar isso é necessário criar indicadores. Nessa questão, noto que há muita coisa para ser aprimorada, colocada em prática e aprendida”, assinala.

Dentre as várias metodologias para se mensurar o ROI, a diretora da Caliper Brasil entende que a melhor forma de se iniciar o processo é fazendo um levantamento dos resultados já obtidos. “É importante que o gestor saiba qual é o atual nível de desempenho das pessoas, bem como o potencial delas. Assim poderá definir o grau desejado. O comparativo da situação atual com a almejada mostra qual é o gap existente. A partir desses dados, ele consegue ter um diagnóstico das necessidades de treinamento”, detalha Alessandra dos Santos Moura.

Em treinamentos para desenvolvimento de competências comportamentais dificilmente se consegue mensurar o ROI em resultados financeiros. Nesses casos, o desafio é ainda maior por envolver benefícios subjetivos. Para solucionar esse enigma, a Caliper recomenda o uso de indicadores comportamentais mensuráveis pelo desempenho.

medindo_o_retorno_do_investimento_em_treinamento“Os resultados desejados precisam ser definidos e medidos por meio de uma avaliação de desempenho. O caminho é fazer essa avaliação antes e depois da aplicação do treinamento. Também é indicado avaliar o próprio treinamento. Os participantes devem opinar sobre itens como conteúdo, material, instrutor, adequação etc. Compilados esses dados convertem-se em um indicador”, orienta.

Selecionar as pessoas certas para participarem de um programa de desenvolvimento otimiza recursos. Treinamentos estão ligados à educação e os resultados são observados em médio e em longo prazo. É comum que uma equipe toda participe de um treinamento, no entanto, muitas vezes, a necessidade de desenvolvimento não é comum a todos os participantes. “Por exemplo, às vezes um profissional tem a necessidade de desenvolver mais o aspecto de relacionamento, outro, mais a liderança e outro necessita de um treinamento técnico. É um grande desafio compilar esse diagnóstico para atender a necessidade do grupo”, explica Alessandra dos Santos Moura.

Em um programa de desenvolvimento, existem variáveis que podem estar relacionadas a um resultado não satisfatório. O insucesso de um treinamento pode significar ausência de diagnóstico ou um diagnóstico mal feito. Há casos em que o tema de um treinamento não corresponde ao conteúdo e à necessidade da empresa. Para que o trabalho seja customizado é preciso haver uma proximidade entre o instrutor do treinamento e o contratante. “Também pode haver limitações do próprio colaborador. Não há garantia prévia de que determinado investimento faça com que um profissional consiga se desenvolver. É algo muito subjetivo”, pondera Alessandra.

O alcance de um ROI no desenvolvimento de pessoas envolve passos como um bom diagnóstico, estabelecimento de indicadores, a estruturação de treinamentos adequados e a convocação de pessoas com reais necessidades a serem desenvolvidas. Além disso, também se deve avaliar quem vai ministrar e conduzir o programa tendo o cuidado de alinhar a condução do programa aos resultados desejados.

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.