Liderança | Você é problema ou solução?

trabalho_em_equipe_resultado_da_liderancaAlgumas pessoas tem uma propensão tão grande para reclamar, que chega a ser assustador. Muitas nem percebem quando fazem isto, mas sentem muito fundo as consequências. Vou usar dois exemplos desta semana para ilustrar a pergunta: Você é problema ou solução?

1º Caso: Uma jovem profissional mudando de estado e iniciando num ramo totalmente novo. Ela conseguiu criar um efeito tão positivo em sua entrevista de emprego que foi recebida pelo departamento como uma grande promessa. Na entrevista, que teve a participação de vários profissionais da empresa, demonstrou ser articulada, contagiante e com uma forte presença, habilidades que a empresa estava em busca. Todos sabiam das limitações técnicas e da importância do treinamento, tanto que foi contemplada com um programa de mentoring.

Mas há cerca de um mês na empresa, os colegas começaram a perguntar onde está a profissional que participou da entrevista de emprego, dada a transformação. O sorriso foi esquecido, a roupa assumiu um tom fúnebre com o preto contínuo, frases como “não dá”, “vai dar errado”, “nunca dá certo”, e, outras do mesmo nível motivacional passaram a ser a regra. Ela ainda não perdeu o emprego, mas já perdeu o namorado…

2º Caso: Um profissional maduro vinha reclamando à tempos do emprego, da falta de reconhecimento perante as conquistas do departamento. Segundo ele, não havia chances de crescer, etc., etc. Veio então a oportunidade de migrar para um grupo empresarial maior, iniciando um departamento novo, um projeto com grandes expectativas e, melhor, em condições muito superiores às do antigo trabalho. Neste caso, os colegas de trabalho descobriram como ele “bufa” pela manhã. O “bom dia” fica esquecido em casa enquanto os resmungos tomam conta do dia, todas as tarefas são penosas, quase doloridas… Resultado, não deve nem completar o período de experiência.

É comum o profissional reclamar da empresa, isto é fato. Reclama do salário, do clima, do café ou da falta dele, do computador, do ar condicionado ou, também, da falta dele e por aí vai. Mas o que muitas vezes nos esquecemos é que criar um clima de trabalho agradável é tarefa em grande parte de cada um. Ao sair da cama, ou melhor, antes de sair da cama pergunte-se: hoje serei parte do problema ou da solução?

Ninguém gosta de passar o dia ao lado de alguém que só percebe problemas e dificuldades. Afinal, a vida é feita de problemas e dificuldades, cabe a cada um a atitude de, pelo menos, tentar transforma-las em oportunidades e realizações. Não conheço nenhum grande feito na história que não tenha exigido sua cota de sofrimento. Ou grande invenção que não tenha sido acompanhada do fracasso.

Estamos vivendo um Brasil que nunca vimos, empresas contratando por todo lado, investindo em qualificação, criando planos de benefícios para melhorar a qualidade de vida dos funcionários; dinheiro de investidores dando fôlego à novos empreendedores; muito do que sempre sonhamos para o “país do futuro” já está no presente. O que me assusta é que uma piadinha que ouvia quando criança ainda luta para se manter viva, ela terminava assim: “ a terra é uma beleza, o que estraga é o povinho…”

Treinamento, Coach e Desenvolvimento de Líderes