Plano de Carreira | Seu mapa para o sucesso

estágios_são_importantes_para_definir_carreiraRealizar estágios em diferentes setores da graduação escolhida, ter pró-atividade e facilidade na adaptação do trabalho, são as orientações para trilhar uma carreira de sucesso.

Para obter sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e complexo, os profissionais de hoje precisam estabelecer objetivos claros quanto à própria atuação. Uma das formas de facilitar esse processo é colocar em prática um plano de gestão de carreira. Com essa ferramenta é possível definir metas de curto, médio e longo prazo para melhorar posicionamento na profissão.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Proton Consultoria, Sônia Nakabara, “as empresas reclamam que não têm candidatos aptos para exercer as vagas disponíveis. Por sua vez, os candidatos reclamam que o crivo de aceitação para as vagas abertas é muito alto comparativamente ao salário oferecido. Cada vez mais o poder de empregabilidade do candidato precisa crescer, assim, o profissional precisa estar agregando conhecimento sempre”.
 
Segundo a especialista, a gestão de carreira deve ser iniciada desde o momento em que o profissional definiu e está motivado com a graduação que escolheu. Uma das orientações da diretora de RH é conseguir estágios já no início da graduação. “Se for possível não fixar estágio em uma só empresa e sim experimentar vários setores da área que escolheu, acredito que no final do curso o profissional já estará mais seguro para direcionar a sua carreira”.
 
Outra dica em relação ao período de estágio é privilegiar a experiência que ele pode proporcionar e não a remuneração oferecida. “Na época de estágio, acho importante não ficar preocupado com o salário, mas sim com o que este estágio poderá lhe agregar de conhecimento, de desenvolvimento. Quem optou pelo conhecimento e não pelo salário, no final, terá um nível de empregabilidade maior e, consequentemente, mais chances para pleitear uma remuneração melhor”, afirmou Sônia.
 
Quanto às características esperadas dos profissionais, independentemente da área de atuação, a especialista afirma: “Precisa ter bom senso em suas atitudes, pró-atividade, flexibilidade para se relacionar e capacidade de adaptação a mudanças, seja de ambiente, de gestor, de forma de executar, etc. Além disso, é preciso ter autoconfiança e iniciativa”.
 
Em uma entrevista de emprego, é importante o candidato ter em mente que também será avaliado pelo modo que administra sua vida profissional. “A analista observa como o candidato escolheu a sua formação acadêmica, o que está fazendo para se manter atualizado no mercado de trabalho e o que mais o candidato pretende para a sua carreira”, orientou Sônia.

feed_canecaSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Categorias: gestão 1 comentário