O que faz de uma companhia um ótimo lugar para trabalhar?

ótimo_lugar_para_trabalharA prática de categorizar as melhores empresas da América Latina em vários rankings começou há algum tempo e foi ganhando relevância na região, uma vez que as empresas enxergam essas listas como  indicadores de sucesso. Um exemplo a ser citado é o Great Place to Work ® Institute (GPTW), que divulgou recentemente a lista das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina deste ano, e que trouxe a FedEx na oitava posição.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

A constante presença da FedEx em listas desse gênero merece uma análise, visto que esta gigante do transporte expresso também conquistou o quinto lugar na lista das Melhores Empresas Multinacionais do GPTW do ano passado. O que realmente faz de uma companhia um ótimo lugar para trabalhar? Aparentemente, o Great Place to Work Institute descobriu a resposta em 1981, quando identificou as 100 Melhores Empresas para Trabalhar nos Estados Unidos.

O GPTW indicou que um grande local de trabalho não é fruto de uma lista consagrada de benefícios aos funcionários, programas e práticas, mas da alta qualidade dos relacionamentos construídos no local de trabalho – relacionamentos caracterizados por confiança, orgulho em trabalhar na empresa e camaradagem. Relacionamentos que nada tinham de superficiais e que ajudavam a alavancar o desempenho empresarial de uma organização.

As empresas de pequeno e médio porte também podem ficar atentas às qualidades das companhias constantemente citadas nessas listas e se esforçar para aprender e reproduzir as melhores práticas dessas organizações, visando desenvolver e melhorar seus próprios empreendimentos.

Se considerarmos a filosofia corporativa que é a base da FedEx, é fácil vermos que seu foco são os funcionários. Ela reconhece que, acima de tudo, esta companhia atua no setor de serviços, e que não há como oferecermos bons serviços e obtermos altos níveis de satisfação do cliente sem funcionários comprometidos e motivados. Um funcionário que se orgulha em trabalhar para uma companhia e que se sente parte do todo oferecerá o serviço de alta qualidade que leva à fidelidade do cliente. E é isso que a FedEx quer de cada transação e interação com o cliente.

Um componente importante na seleção das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina é o resultado de uma pesquisa com funcionários, na qual os respondentes avaliam vários aspectos de suas empresas. Essencialmente, isso quer dizer que as indicações para a lista ficam a cargo da própria força de trabalho das empresas. Ser indicada para a lista é também um grande reconhecimento do capital humano dos funcionários, um aspecto importante para a continuidade de um negócio.

A presença de cada uma dessas empresas nessas listas é também um merecido reconhecimento aos funcionários e diz muito sobre o trabalho e a dedicação deles em prol do sucesso destas companhias. Parabéns aos funcionários das empresas classificadas entre as 50 melhores.
 
Juan N. Cento – Presidente da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, gerencia uma organização com mais de 8.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina, ajudando a FedEx Express a se tornar um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.

feed_canecaSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.