Liderança é tema de oficina no Jovens Urbanos

Você é do tamanho de seus sonhosVocê é do tamanho dos seus sonhos. A frase não é nova, é bem simples, mas de uma profundidade sem limites. E pior, é a pura verdade. Então o que acontece quando se oferece há cerca de 500 jovens estudantes de escolas públicas a chance de expandir seus horizontes?

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

O programa Jovens Urbanos já acontece em diversas metrópoles brasileiras e é responsável pela formação de jovens de 16 até 20 anos usando uma metodologia formativa. Promove o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.

Pela primeira vez a união do Governo do Estado de Minas e a Fundação Itaú Social ampliou o programa e levou o Jovens Urbanos para uma cidade do Sul de Minas: Pouso Alegre. Desde o ano passado, estes jovens vem descobrindo novas possibilidades através de oficinas, visitas guiadas e muita discussão.

E o trabalho não é pouco, agora por exemplo, estão em atividade cerca de 15 oficinas que abordam desde fotografia à liderança, cada uma delas é dada por um consultor selecionado e envolve a parceria de instituições como a Universidade do Vale do Sapucaí e o Conservatório Estadual de Música, entre outras.

André Lodi trabalha a liderança nos jovensO coach, André Lodi, é responsável pela oficina de Liderança onde, por 5 semanas, os jovens vão por trabalhar seus valores e crenças, perceber pontos fortes e aprender a se relacionar melhor entre si e com a sociedade. “Este é um momento de descoberta, trabalhar a Liderança com jovens que ainda estão descobrindo suas possibilidades, é bem diferente de um grupo de adultos que já está no mercado de trabalho, por exemplo. Mas é aqui, nesta fase, que este trabalho pode fazer uma tremenda diferença na vida deles.”, explica entusiasmado.

“Eles já entenderam que a internet é muito mais do que um meio de trocar recados, namorar ou encontrar os amigos.”, explica o jornalista e consultor de benefícios, Adriano Carvalho, “ao trabalhar a internet com um olhar mais empreendedor é possível leva-los a perceber a web como uma janela de oportunidades”. Na oficina de Comunicação e Multimeios, coordenada por Adriano, os jovens estão conhecendo as principais redes sociais e até construindo um blog, mas segundo ele, a maior lição é entender que “usar a internet para crescer é só uma questão de escolha”.

Respondendo a pergunta lá do começo, ao expandir o horizonte destes jovens, também se expande todas as possibilidades e isto é o mais incrível. Talvez o melhor presente que se possa dar a eles.

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.