Gestão | Os segredos que seu fornecedor guarda

reunião_de_planejamento_entre_clientes_e_fornecedoresConhecimento é tudo no momento de tomar qualquer decisão ou corrigir a rota que qualquer projeto. Se sabemos disto, então, porque os gestores ainda conversam tão pouco com seus fornecedores?

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

Porque a cultura popular diz que o fornecedor é ruim, quer nos passar para trás, ao saber demais do negócio vai ficar numa posição de poder… Tudo isto acontece realmente, mas como diz outro ditado: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Se o seu fornecedor é sério, então aprenda a vê-lo como um parceiro e aliado de seu negócio.

Afinal, o sucesso da sua empresa é o sucesso da empresa dele. Vocês estão no mesmo barco e devem remar junto. Em algumas empresas que atendo, é comum, os fornecedores serem convidados para participar ativamente no desenvolvimento de um novo projeto ou para buscar a solução de um problema.

A redução de custo foi sugestão do fornecedor

A empresa de perfumaria tinha todos os meses um prejuízo considerável com a troca de produtos que chegavam danificados ao consumidor. No primeiro momento, o alvo das queixas foi o serviço de transporte, acreditava-se que a falta de cuidado era a responsável por danificar o produto.

Mas uma reunião conjunta entre fornecedores colocou todos na mesma mesa e quem deu a resposta foi justamente o fornecedor da embalagem. No momento da contratação, ele havia dito que o plástico usado na embalagem era frágil, não era o ideal. Utilizando outro tipo de plástico, o problema foi resolvido e mesmo sendo um pouco mais caro, ao eliminar as trocas, acabou compensando.

42% de economia no Plano de Saúderedução_de_custos

O plano de saúde é, em geral, a segunda maior despesa de toda empresa, perdendo apenas para a folha de pagamento. Isto coloca o benefício como pedra no sapato de qualquer RH. Uma metalurgica pediu ajuda para avaliar o plano de saúde no momento em que recebia da operadora um reajuste de 27%. A contratação havia sido feita através de uma “consultoria” que não fez o dever de casa. A sinistralidade não foi analisada, havia sinais de uso indevido, entre outros problemas. Começamos o trabalho analisando as condições contratuais, a configuração do plano e analisamos os indicadores do plano de saúde, em seguida, fizemos uma comparação com outros produtos idênticos oferecidos no mercado.

O resultado foi a melhoria do benefício com uma redução de 42% nos custos, o que significa uma economia de R$ 142 mil ao ano.

Você fica fechado na empresa

Enquanto você tem que cumprir sua jornada de trabalho imerso na rotina da empresa, seu fornecedor visita um monte de clientes e com isto vai ampliando o conhecimento e a rede de contatos. Ele houve as notícias, troca cartões, escuta os casos de sucesso e todo este conhecimento pode e deve ser aproveitado por você. Por isto, na próxima reunião diga a ele qual o seu problema e pergunte: o que sugere?

feed_canecaSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.