Os ditados populares que estarão na moda em 2012

previsões_para_2012É sempre assim, chega o final do ano e todo mundo faz um balanço buscando também as previsões para 2012. Como não sou vidente, prefiro perceber as tendências e enxergar o que elas indicam. Para deixar tudo mais simples e divertido, vou usar cinco ditados populares:

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed 

1 – Sorte é quando a oportunidade chama e você responde.

Excelência :: Não importa se você é do signo de Gêmeos ou Áries ou se a numerologia diz que 2012 é o seu ano da prosperidade. O certo é que os excelentes vão continuar se sobressaindo e aproveitando as melhores oportunidades. A boa notícia é que excelência está ligado à pratica, ao habito diário, à busca constante por melhorias.

Você acredita que merece as melhores chances?

Então vá à luta, troque a TV por um bom curso ou um livro. Aliás, quantos livros você leu em 2011? É impossível tornar-se um bom profissional sem conhecimento. Use melhor a internet, frequente eventos com bom conteúdo, invista tempo, dinheiro e energia em sua formação, há diversos cursos gratuitos pela internet.

2 – Quem não é visto, não é lembrado.

Engajamento :: Ser apenas visto já não basta, é preciso se perguntar: como sou lembrado? As pessoas que se comprometem com alguma causa são mais valorizadas e admiradas, é o retorno por seu esforço em participar de algo comum.

Participo do Clube de RH de Extrema e coordeno o Café com RH de Pouso Alegre e vejo muitos profissionais de RH que nunca tem tempo ou disposição para contribuir. Mas estão sempre pedindo ajuda para recrutar, para fazer contato com um fornecedor ou até mesmo precisando de material de pesquisa, isto quando eles mesmos não ficam desempregados e querem ajuda para se recolocarem. Você acredita que isto funciona? É assim que você faz com seus amigos?

Encontre um grupo que seja de seu interesse ou esteja ligado à sua carreira e participe, mas participe com o coração. Compartilhe conhecimento, troque informações sobre o livro que você leu ou a palestra que assistiu. Ao partilhar, você também aprende, se exercita e se valoriza.

3 – Quem chega primeiro, bebe água limpa

Conectividade :: O mercado vai continuar competitivo, seletivo e exigente, assim, estar antenado é uma questão de sobrevivência. Aprenda a usar seu e-mail de forma eficiente, unindo computador e celular para te dar maior agilidade, controle e segurança.

Ninguém precisa estar em todas as redes sociais, analise e descubra qual delas pode encurtar o caminho entre suas metas e o resultado e invista nela. Também não adianta criar seu perfil e deixa-lo mofando.

Divulgue seu e-mail, o seu perfil no Facebook ou Linked In, e o endereço do seu blog. Seja encontrado, lido, discutido e admirado. Mostre ao mundo suas idéias.

4 – É melhor pedir perdão do que permissão.

Criatividade :: Pare de aceitar tudo como as pessoas te apresentam. Questione mais, duvide mais, critique mais. Quando fazemos tudo de maneira automática, não percebemos os erros que cometemos, até que alguém mais esperto passe a fazer o mesmo, só que mais rápido, mais barato e melhor.

Se for esperar a permissão do seu chefe para criar uma solução, muitas vezes, nunca virá. Mas se você tentar algo novo e errar pode perfeitamente se desculpar. Então, ouse. 2012 está chegando como um caderno em branco, escreva uma história nova, cheia de inspiração, de sabor, de cor e calor.

5 – Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.

Perseverança :: Há muito tempo aprendi que o tempo de Deus não é o nosso tempo. Muitas vezes seu caráter e sua força de vontade será testada. A história mostra que todos os grandes homens e mulheres passaram por fortes provações antes de chegar ao sucesso. Artistas conheceram a miséria, esportistas conheceram a dor e o fracasso, empresários conheceram a falência e as dívidas, mas nunca perderam o foco, nunca deixaram de olhar fixamente para o lugar mais algo do pódio.

E ao conhecer sua força, estará pronto para saborear a vitória e também para se levantar após cada derrota.

Ano Novo. Caderno Novo. Página em branco. Não cometa o pecado de repetir a história de 2011. Gosto de acreditar que um dia estarei diante de Deus e serei questionado sobre o que fiz com os dias que ganhei de presente. Eu sei o que direi a Ele, e você?

 

feed_canecaSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.