Vendas: o melhor Natal de sua empresa

compras_de_NatalA Gestão de Pessoas pode ser decisiva nas vendas do Natal

Está aberta a temporada de compras para o Natal. Em muitas empresas este é o período de ganhar o ano, para outras o desempenho de 2012 está intimamente ligado ao do Natal. Mas no meio de tanta tecnologia e virtualização, as empresas estão esquecendo um detalhe básico: pessoas compram de pessoas.

Não importa se a compra foi feita pela internet, lá dentro da empresa há um monte de gente que vai cuidar da logística, do faturamento, dar orientações, etc. Nos shoppings, supermercados, boutiques, concessionárias de carros e outras tantas lojas, o face a face é ainda mais determinante.

E não é difícil fechar bons negócios no Natal, já que as pessoas querem mesmo comprar e o 13º salário dá um impulso a mais. Isto não quer dizer que o consumidor está disposto a ser mal atendido, todos nós queremos um tratamento educado, cordial, e, se o atendimento ainda tiver uma pitada de surpresa, melhor ainda, sua empresa atingirá o patamar do encantamento.

Sua equipe gosta de pessoas?

A primeira pergunta é: seu vendedor gosta de gente? A segunda é: seu vendedor gosta do que faz? E a terceira: seu vendedor gosta da empresa? Seja humilde para ouvir as respostas, seja atento para perceber se o comportamento dele é coerente com as respostas.

Lidar com gente não é fácil, é cansativo, as jornadas de trabalho no Natal são extensas, e, fazer tudo isto sem ter prazer, não dá. Sua equipe TEM que gostar do trabalho, pois se estiver ali apenas pelo salário, sua empresa vai queimar o filme pelo resto do ano.

Você gosta de pessoas?

Por incrível que pareça, há inúmeros líderes, gerentes e empreendedores que não gostam de gente. Neste caso você deve mudar de emprego, vender a empresa ou delegar a função para quem curte o assunto. Você imagina um cantor de sucesso que não goste de cantar? Que seja tímido diante de multidões? É a mesma coisa, o sucesso anda de mãos dadas com o prazer e a competência.

Sua empresa gosta de seus funcionários?

Digo sempre que a experiência do seu cliente começa com a experiência do seu funcionário. É impossível esperar cordialidade de alguém que é tratado aos berros. É injusto esperar paciência e bom humor de alguém que é tratado como um ser de segunda classe.

Como sua equipe é tratada? Antes de responder pense: quando você fala da empresa, dá destaque aos computadores, máquinas e prédio ou à sua equipe? Quando pensa em vender mais, atingir melhores resultados, produzir com maior eficácia, inclui sua equipe na recompensa?

Empresas de todos os portes e setores estão com enormes dificuldades para contratar e reter seus talentos. As pessoas querem melhores salários sim, mas não apenas isto. Querem ser tratadas com respeito, querem fazer parte de algo inteligente, com uma razão para trabalhar.

Cumprimente seus colaboradores com sinceridade, chame-os pelo nome, conheça suas famílias, entenda suas motivações e será um líder.

Faça deste Natal, o melhor Natal de sua empresa, por causa de sua equipe.

Treinamento, Coach e Desenvolvimento de Líderes