Aposentadoria diminui com brasileiros vivendo mais

brasileiros_estão_vivendo_maisA partir deste mês, aposentado terá uma redução média de 0,42 no benefício do INSS

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a expectativa de vida do brasileiro passou para 73 anos, 5 meses e 24 dias em 2010. Com isso, os beneficiários do INSS que antecipam suas aposentadorias, por Tempo de Contribuição e Aposentadoria por idade no qual incide o fator previdenciário, poderão ter em média uma redução de 0,42% no seguro a partir deste mês.

Para combater o déficit da Seguridade Social, o governo cria constantemente regras que acabam prejudicando o aposentado brasileiro. Diante disso, em 1999, criou-se o fator previdenciário com a intenção de coibir as aposentadorias precoces. Desde então, ao se aposentar, é calculado a expectativa de vida, o tempo de contribuição e a idade. O advogado Guilherme Carvalho explica que vários beneficiários do INSS são prejudicados com o fator previdenciário. “Quanto mais jovem é o aposentado, menor será seu seguro, podendo ter perdas de 40%”.

“A intenção do fator previdenciário é compelir os segurados a aguardarem mais tempo para se aposentar, uma vez que quanto menor a expectativa de vida do aposentado, maior será o fator a ele aplicável, gerando, assim, um benefício, supostamente, com maior valor”, diz Guilherme de Carvalho, do escritório G Carvalho Advogados. Além disso, o fator previdenciário estimula o contribuinte a trabalhar, visto que quanto mais tempo ficar em atividade, maior o período que irá contribuir com o sistema.

Guilherme de Carvalho, conta que vários juristas entendem como inconstitucional o fator previdenciário, pois a Constituição Federal diz que o beneficio deve ser calculado somente por tempo de contribuição.  “Tivemos 16 pareceres favoráveis até outubro deste ano. Os aposentados irão receber os últimos 5 anos e obter ganhos de até 40% do valor que recebem”, diz Guilherme de Carvalho.

:: Para entender melhor o assunto, leia também:

Mulheres terão que contribuir por mais tempo

Aposentadoria por Invalidez: acrescimo de 25%

Dilma deve mudar regras da aposentadoria

Calcule sua aposentadoria no INSS (não vá chorar…)

:: Entendeu que não dá para deixar sua aposentadoria por conta do Governo? Então saiba como se prevenir com a previdência privada:

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.