5 dicas para turbinar sua carreira em 2012

turbinar_a_carreiraNo mercado de trablaho é importante mudar, mostrar algo a mais e fazer a diferença

Antes de começar a escrever este texto, fui pesquisar na internet o que estão dizendo por aí sobre 2012. Nesta busca, encontrei conteúdos de várias fontes diferentes, mas sempre com o seguinte contexto: “O mundo vai acabar!!!”, ou então “o mundo, da forma que conhecemos, deixará de existir!!!”‘ dentre outras previsões.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

Ao ler estes conteúdos, fiquei me perguntando “o que será que tudo isso quer dizer?” Cheguei à seguinte conclusão: 2012 é o ano da mudança!!!!! Em dezembro, habitualmente fazemos reflexões, balanços e, principalmente, promessas. No entanto, esquecemos de um detalhe importantíssimo: se queremos ter resultados diferentes, precisamos agir de forma diferente. O que eu quero dizer com isso é que precisamos, definitivamente, tirar nossos planos do papel e mudar o rumo de nossas vidas assumindo de vez o controle das ações.

O mercado de trabalho está aí fora, cada vez mais exigente, cada vez mais concorrido, cada vez mais repleto de novos profissionais com novas experiências e visões diferentes de tudo o que conhecemos. Precisamos, então, sempre mostrar “aquele algo a mais”‘, colocar o nosso potencial para fora, mostrar ao mundo o nosso talento, mostrar quem somos e marcar nosso lugar na história.

Quais marcas/lembranças queremos deixar para o futuro? Quais são as nossas obras? Por quais resultados queremos ser lembrados?

2012 será o ano da virada de mesa. Será o ano de sermos reconhecidos pelo diferencial de nossas contribuiçōes. Então, vamos lá, começar desde já a fazer não apenas um ano diferente, mas um futuro diferente.

Deixo, então, algumas dicas sobre como ser um profissional diferenciado em 2012:

Esteja atento a tudo o que acontece – Não estou me referindo apenas aos noticiários nacionais e internacionais, mas também às oportunidades que estão à sua volta e se, possível, saia da zona de conforto!

Faça cada vez mais contatos Utilize os recursos das inúmeras redes sociais e esteja sempre em evidência, mas, cuidado com os exageros, as indiscrições e os excessos. Lembre-se de que tudo o que você disser poderá e será usado contra você.

Questione sempre o seu trabalho –
Pense diferente. Ao terminar algo, questione-se para ter a certeza de que esgotou todas as possibilidades de produção deste trabalho. Faça diferente!

Dedique-se ao máximo – Enquanto estiver envolvido com o trabalho, faça o seu melhor sempre, independentemente de qualquer tipo de solicitação. Faça o melhor não apenas para a empresa, mas para você. Desta forma, certamente será um profissional empregável e disputado pelo mercado e não apenas um profissional que tem um emprego ou “vende horas do seu dia”.

Fora do ambiente corporativo, faça aquilo que gosta – Para terminar a minha lista de dicas, quando não estiver envolvido com o trabalho, faça coisas para você. Pratique esportes, leia bons livros (não apenas literatura técnica), reúna-se com parentes e amigos, desfrute da companhia de sua família. Enfim, faça coisas que lhe proporcionem prazer e ajudem a descarregar o stress do dia a dia.

Sei que não há nada de novo no que você acabou de ler, mas tenho absoluta certeza de que se estas dicas forem plenamente aplicadas você implementará mudanças importantes e que farão toda a diferença tanto em sua vida profissional como em sua vida pessoal, não apenas no ano que se inicia, mas neste novo ciclo que está por vir.

Euclides Junior é consultor, palestrante e facilitador da Leme Consultoria, com especialização em Gestão por Competências e na Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, desenvolvida por Rogerio Leme, palestrante e facilitador de treinamentos. É Psicólogo, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. É um dos autores do livro Gestão por Competências no Setor Público.

 

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.