Negócios | Sua cidade vai se dar bem com a Copa 2014?

copa_2014A FIFA confirmou hoje as cidades sedes da Copa 2014 e também a relação dos jogos para cada uma, a maior expectativa era a confirmação da abertura em São Paulo e a grande final no Maracanã. Até ai, nada de extraordinário, o mais importante é como cada região do Brasil vai lidar com estas informações a partir da agora. Para dar um exemplo, vou usar a minha própria região, o Sul de Minas que não receberá nenhum jogo, mas que pode emplacar durante o evento.

Como? O Sul de Minas e também boa parte do estado é cortada pela Rodovia Fernão Dias (BR 381), que é a principal ligação entre Belo Horizonte e São Paulo, além de dar caminho a outras. Mas apenas estas duas sedes vão receber 11 jogos, entre eles a abertura e duas semi finais. Hoje, já circulam pela Fernão Dias 170 mil veículos/dia, quantos você imagina que irão trafegar durante a Copa de 2014? Segundo dados do Ministério do Turismo o Brasil deverá receber cerca de 500 mil turistas. Um estudo feito na África do Sul após a Copa de 2010 revelou que os turistas ficaram em média 18 dias no país e gastaram 3.020 euros, representando 16% de todo dinheiro movimentado na Copa, além disto, o evento gerou naquela país 695 mil empregos.

O caminho natural entre as sedes, por si só, vai gerar um incremento nas vendas de muitos estabelecimentos, de hotéis e postos de combustível à lojas de artesanato e souvenirs. Mas olhando com atenção, o movimento gerará oportunidades para serviços de transporte, guias bilingues, seguros, comunicação, saúde, segurança, enfim, os reflexos são inúmeros. São empreendimentos e profissionais que direta ou indiretamente terão uma chance marcar um gol de placa.

Mas, o que vai fazer a rede balançar de verdade é a capacidade de estar preparado para o momento. Quantas pessoas na sua empresa estão estudando seriamente outro idioma? Já pensou em como sinalizar as instalações do seu hotel ou restaurante também em outro idioma? O site da sua empresa já está acessível ao turista estrangeiro? As instalações do seu empreendimento são atraentes e capazes de receber um grande número de pessoas? Ainda é grande o número de comercios que não aceitam cartão de crédito, então é preciso lembrar que turistas brasileiros e estrangeiros não vão carregar uma mala de dinheiro e vão procurar meios mais seguros de pagar as contas.

O futebol será um show à parte, mas se as cidades e empresas brasileiras estiverem atentas para prosperar durante a Copa de 2014, aí sim teremos razões para comemorar.

 

feed_copa_2014Você também pode seguir o Caminhando Junto pelo Twitter ou ver meu perfil no LinkedIn e para não perder as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.