Negócios | 17 restaurantes de Santos comemoram 16% de aumento no faturamento

Integrante da Liga Gourmet de SantosLiga Gourmet de Santos busca qualificar o setor no bom momento econômico da região e começa a empreender e crescer com ações conjuntas

Com a meta de qualificar e fomentar o setor de gastronomia, um grupo forte de 17 restaurantes de Santos, no litoral paulista, completa um ano de união com resultados que comprovam o crescimento a partir do espírito de cooperação entre empresas do mesmo segmento. A Liga Gourmet, criada em 2010 através de parceria entre Sebrae, Associação Comercial de Santos e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), teve expansão de 16% no faturamento médio nos 12 primeiros meses de existência.

Os objetivos desse grupo são bastante ambiciosos: capacitar mão-de-obra, profissionalizar a gestão das empresas, fidelizar e conquistar clientes através de promoções conjuntas, fomentar o segmento em grandes eventos de culinária e tornar-se referência de empreendedorismo no ramo da culinária. E parte dessas metas já começou a se tornar realidade.

A consolidação do nome Liga Gourmet teve início com o Roteiro Gastronômico, que estimulava o cliente a fazer um circuito pelos oito restaurantes fundadores em troca de prêmios das casas participantes. A iniciativa atingiu mais de 8 mil pessoas em três meses de promoção e representou um crescimento de 10% no movimento dos restaurantes.

A partir do segundo mês de existência, o grupo atraiu a atenção de novos interessados e ganhou mais integrantes. Hoje, a Liga Gourmet é composta pelos restaurantes: Água Doce Cachaçaria, Ao Chopp do Gonzaga, Aquario’s Chopp, Atami (restaurante japonês), Bar Bodegaia, restaurantes Bonde Mais, Cais da Ribeira e Cantina Di Lucca, Costelaria no Rolete, pizzaria Kokimbos, Bar Leogaia, Largo do Café e restaurantes Mainah, Metrópole, Novo Espaço, Point 44 e Quinta da XV.

Neste primeiro ano de atividade, a Liga também fechou parceria com fornecedores de serviços. A partir de negociação conjunta, o grupo obteve redução de tarifas e benefícios junto à Ultragaz e à operadora de cartões Cielo como forma de aumentar a competitividade. “O espírito da Liga é o da cooperação. Não existem concorrentes, mas sim parceiros para atingir a excelência no atendimento. A Copa do Mundo vem aí, Santos deverá ser subsede e precisamos de nosso segmento forte e gente qualificada para atender à demanda”, explicou Frederico Cidral, proprietário da Kokimbos.

Os integrantes também participaram de eventos do segmento, como o Festival Santista de Culinária e a Fispal 2011, e iniciaram um projeto de qualificação de mão-de-obra para melhorar o atendimento. Outra vitória importante do grupo foi a participação conjunta no reconhecimento e diálogo com o legislativo santista, na aprovação de projetos de lei com interferência no setor gastronômico.

Para comemorar o primeiro aniversário, a Liga aproveitou para lançar uma promoção que dá desconto de 30% em qualquer prato das casas participantes de segunda a quarta-feira, durante o mês de outubro, a partir do preenchimento de cupom que foi publicado no dia 2 de outubro na AT Revista, encartada no jornal A Tribuna.

Ações futuras

Entre as novas ações previstas para os próximos meses estão a criação de cursos de aprimoramento de funcionários, visando a Copa de 2014, com um banco de empregos único, além da padronização e excelência nos processos de produção e busca de novos parceiros.

“A consolidação da Liga Gourmet é um grande orgulho para o Sebrae-SP. Apoiamos a iniciativa desde o início, ajudando os restaurantes envolvidos na capacitação de funcionários e gestores e no aperfeiçoamento de seus empreendimentos. Neste momento em que a Baixada Santista passa por uma transformação positiva é fundamental termos uma cadeia produtiva como essa totalmente organizada e preparada para superar o desafio de oferecer serviço de qualidade para um público cada vez mais exigente e ávido por novidades”, destaca o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi.

Sobre a Liga Gourmet

O fortalecimento do setor de gastronomia na Baixada Santista teve início em 2009 por meio do Projeto Empreender, uma parceria entre o Sebrae-SP, Federação das Associações Comerciais (Facesp) e associações comerciais da Baixada Santista. Este trabalho possibilitou a união de empresas de um mesmo setor para desenvolvimento de ações conjuntas, troca de experiências e cooperação.

Um dos resultados foi a formação do Núcleo de Gastronomia do Empreender em Santos, o que proporcionou o surgimento da Liga Gourmet, lançada em setembro de 2010.

Em conjunto com a Associação Comercial de Santos, o Sebrae-SP organizou o grupo e ofereceu capacitação para impulsionar os negócios, melhorar a gestão e profissionalizar os serviços.

O Sebrae-SP também realizou para os integrantes um curso do Programa de Alimentos Seguros (PAS), que contribui para a implantação de boas práticas na manipulação e distribuição de alimentos, na redução do desperdício e no atendimento à legislação sanitária.

feedVocê também pode seguir o Caminhando Junto pelo Twitter ou ver meu perfil no LinkedIn e para não perder as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.