Facebook | 10 Dicas de Segurança que você deve seguir

segurança_nas_redes_sociaisCom o aumento do número de pessoas criando perfis nas redes sociais é claro que vai aumentar o número de vítimas de golpes de todo tipo. FacebookGoogle já tiveram problemas com a Justiça por conta de problemas que seus usuários tiveram, mas os golpes nas redes sociais podem ir mais longe trazendo prejuízo financeiro e até mesmo colocando em risco a segurança de quem usa. É preciso lembrar que as redes sociais são como uma estrada onde qualquer pessoa pode seguir, bem intencionada ou não. Daí a importância de tomar alguns cuidados, confira abaixo 10 dias de segurança nas redes sociais.

1 – Não publique fotos pessoais intimas pois estas vão permanecer na rede por um bom tempo e poderão ser utilizadas para fins indevidos (pedofilia, pornografia e sites adultos), usando partes da fotos.

2 – Evite deixar dados pessoais como telefone e endereço residencial ou de escola (inglês, teatro ou academia assim como o horário que estuda ou trabalha).

3 – Configure ou peça a alguém para ajudar a você configurar as questões de privacidade, assim você se protege de terceiros que possam acessar seus dados e utilizar para outros fins.

4 – Aceite em sua rede apenas pessoas que você conhece realmente, evite amigos dos amigos (pois estes nem sempre são amigos reais de seus amigos).

5 – Ao marcar eventos procure garantir que 4 ou 5 amigos reais estejam com você neste dia durante o evento.

6 – Ao marcar encontros, nos primeiros encontros sempre vá junto com mais 4 ou 5 amigos e peça para o amigo da rede também levar outros amigos junto e marcar em lugar publico com segurança (por exemplo, Shopping).

7 – Ao comentar alguma situação ou publicar alguma coisa verifique se seus pais, professores ou amigos possam não gostar e verifique se você comentaria isto em sua vida real em público ou em casa com seus pais.

8 – Seja você mesmo, evite criar situações que possam comprometer a você e a sua imagem.

9 – Não clique em “curtir” ou compartilhe publicações de pessoas que você não conhece ou em publicações com links sem que você tenha visto ou conheça quem as enviou.

10 – Quando você possuir uma dúvida se deve publicar um comentário ou não, de regra procure não publicar.

Alexandre Hashimoto é doutor em eletrônica pela USP e coordenador do Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco.

 

feedVocê também pode seguir o Caminhando Junto pelo Twitter ou ver meu perfil no LinkedIn e para não perder as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.