Como ter um cérebro de alta performance

“Na última década, a educação respondeu por 40% do aumento da renda dos mais pobres e ajudou a reduzir a desigualdade”, a informação está na reportagem sobre educação da Revista Exame de junho. Um belo trabalho com dados e exemplos que traduzem o que todo mundo já sabe: a melhor alternativa para qualquer país prosperar é investir sério em educação.

Sou um defensor desta verdade e me considero uma prova viva disto, já que tudo o que conquistei é fruto da educação que tive o privilégio de receber.
Hoje, navegando pelo blog Quero Ficar Rico, o texto do Rafael Seabra, fala exatamente disto ao responder a pergunta: “Em que investir com pouco dinheiro?”. A resposta é curta e direta: em conhecimento. E não é obrigatório que seja educação formal, para ele um bom livro, a participação num bom evento, a leitura de um blog, tudo o que oferece informação relevante vai te trazer um impacto positivo.
Como jornalista, considero o acesso à informação o bem mais valioso que uma sociedade tem. E, mesmo num oceano de informações fúteis, parciais e manipuladoras, é possível encontrar muita coisa boa que pode ajudar a mudar comportamentos e influenciar toda a história de uma vida.
O reflexo direto da negligencia com a educação está nas milhares de vagas de emprego que não são preenchidas, por pura falta de profissionais qualificados, isto para ficar apenas no campo da geração de emprego. Mas os reflexos do investimento em educação são muito mais profundos, amplos e sérios.
Então, reforçando o recado do Rafael Seabra no Quero Ficar Rico, fica a pergunta: como você está alimentando seu cérebro? Se o ano passou da metade, quantos livros foram lidos? Quantas palestras ou cursos você participou? É preciso se responsabilizar pela própria formação elegendo prioridades. Se o seu corpo é por fora o que você põe por dentro, seu cérebro funciona da mesma maneira.
Ao invés de passar 2 ou 3 horas conversando no Facebook ou Orkut, faça também um dos cursos on line gratuitos da Fundação Getúlio Vargas ou assista há um dos muitos vídeos do Instituto Endeavor. São gratuitos e estão disponíveis 24 horas. 
Você também pode seguir o Caminhando Junto pelo Twitter ou ver meu perfil no LinkedIn e para não perder as atualizações bastaassinar o Feed do Caminhando Junto. O serviço é totalmente gratuito.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.