Facebook: GOL e Intel estão entre as empresas com maior engajamento

Estratégias diferentes, sucesso idêntico no Facebook
O número de usuários do Facebook, rede social que mais cresce no Brasil, está prestes a ultrapassar a marca dos 16 milhões, o que torna o país o 12º maior do mundo no Facebook; e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes e a Intel Brasil estão entre as marcas que mais se destacam em relacionamento nesse espaço. Esse resultado foi revelado no relatório de março do Socialbakers.com, um dos principais portais de estatísticas do Facebook no mundo.

O Índice de Atividade do Mural do Socialbakers.com, que compara o número de mensagens dos usuários com o número total de fãs, indica qual fan page tem mais fãs ativos. Com base nesse índice, durante o mês de março, a marca mais ativa no Brasil foi a GOL, que atingiu índice de atividade no mural de 0,025, com 6.661 fãs e 168 postagens no mural feitas por seus usuários. Já na lista das marcas brasileiras com fãs mais engajados a Intel Brasil tem taxa de participação 0,63% e índice de respostas – o mais alto – de 66,7%, com 5.460 fãs.
Todas as análises foram feitas pela Socialbakers Page Analytics, que permite um acompanhamento completo do mercado global e também brasileiro.
Estratégias diferenciadas
Esse reconhecimento é resultado de estratégias bem construídas e diferenciadas, adotadas pelas duas empresas nas mídias sociais. A Intel Brasil atua de forma integrada, com a Comunidade Intel Brasil, que conta com blog e integra os espaços da empresa no Twitter, Facebook, YouTube e Flickr. Focada no diálogo, a empresa procura trabalhar conteúdos de forma divertida e curiosidades, com o objetivo de aproximar a tecnologia da vida das pessoas, incentivando o engajamento com os internautas.
A fan page da Intel Brasil foi lançada em outubro do ano passado com um concurso cultural, para, em um primeiro momento, criar um cenário positivo e com boa audiência para a campanha de Natal que viria em seguida. A estratégia envolveu também relacionamento com blogueiros da área de tecnologia, e teve continuidade com novas ações de buzz marketing e relacionamento.
“Esse trabalho ajuda a Intel a ser percebida como uma marca realmente presente nas mídias sociais, usando-as para manter uma conversação natural com seus públicos, aprendendo continuamente com as novas experiências e abrindo a oportunidade de novos e diferentes canais de comunicação para a empresa”, afirma o diretor de Marketing da Intel Brasil, Cássio Tietê.
Desde junho de 2010, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, passou a investir mais fortemente nesses espaços, a partir de um Digital Check-Up – diagnóstico de imagem nas redes sociais – e planejamento estratégico, e contando com serviços de monitoramento, gestão de conteúdo e relacionamento no Twitter, Facebook, Orkut, YouTube e Flickr, além de relacionamento com influenciadores online e Social CRM (atendimento aos clientes) e campanhas de buzz marketing (concursos culturais e promoções) e gestão de crises. A companhia lançou ainda uma plataforma de convergência online, reunindo blogs e todos os espaços da empresa nas mídias sociais.
De acordo com a coordenadora de Mídias Sociais, Thalita Martorelli, “esse resultado demonstra que estamos de fato construindo relacionamento nas redes sociais, por meio da prestação de serviços e do fortalecimento dos atributos da marca GOL para os seguidores”. “A missão da GOL é aproximar pessoas com segurança e inteligência. Estar no topo desse ranking, em menos de um ano de atuação no Facebook, aponta que somos uma marca próxima, acessível e que aplicamos os nossos princípios nas redes sociais”, complementa Hélio Muniz, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da GOL.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.