Talentos profissionais: como encontrar e mantê-los?

Qual é o profissional adequado para sua empresa? Como encontrar a pessoa certa para a vaga que você precisa? Essa e outras questões rondam, a todo o momento, a cabeça dos líderes e gestores de companhias no mundo inteiro. Atualmente, um dos grandes desafios das organizações é encontrar pessoas realmente qualificadas e que apresentem características diferenciadas e inovadoras. De acordo com uma pesquisa da consultoria especializada em gestão de talentos e carreira, Right Management, 64% dos empregadores encontram dificuldades para preencher uma vaga. Segundo o estudo, realizado com 35 mil contratadores de 36 países, a falta de talentos é um dos grandes obstáculos a serem superados pelos empreendimentos.
Entre os principais fatores que impedem a contratação, está a má formação, que geralmente não se adapta às exigências do mercado. Mas não é só isso. Em muitos casos, currículos de profissionais apresentam diversas qualidades, porém tais características não transparecem nas atitudes. Hoje, as empresas sofrem para encontrar pessoas criativas e dinâmicas, que tragam de fato novas ideias. Vale destacar que ser um profissional inovador não é somente apresentar soluções fora do padrão, e sim contribuir com atitudes e projetos eficazes para o desenvolvimento das atividades dentro do ambiente de trabalho.
Como parte desse processo de busca por talentos, profissionais especializados são os mais procurados pelas empresas. Entretanto, na contramão da grande demanda, está ainda a insuficiente oferta de trabalhadores realmente capacitados em determinados segmentos. A exemplo disso, recentes pesquisas e levantamentos indicaram que o setor de Tecnologia da Informação (TI) precisa de funcionários qualificados, que conheçam novas ferramentas e acompanhem o desenvolvimento tecnológico acelerado. Esse é apenas mais um dos casos e há diversas áreas, como construção civil, que também estão à procura de colaboradores com grau específico de qualificação.
Além da capacitação e de características inovadoras, mais um elemento que atormenta as empresas na procura por indivíduos diferenciados é o baixo nível de espírito empreendedor de grande parte dos profissionais. O que isso significa? Aliada à criatividade e ao dinamismo, a capacidade empreendedora – o chamado intraempreendedorismo – possibilita que projetos sejam colocados em prática, contribuindo para o bom funcionamento da empresa, o que tende a gerar resultados eficazes às organizações.
E a dificuldade das empresas não para por aí: encontrar os profissionais adequados para a vaga a ser preenchida não é o único obstáculo enfrentado pelos contratadores. Reter bons funcionários também provoca dor de cabeça nos líderes das organizações, já que é comum perder colaboradores de qualidade para a concorrência. Então, se você já encontrou o profissional que tanto procurava, é hora de pensar em como mantê-lo dentro de sua empresa.
Reflita: o que realmente motiva os trabalhadores a desenvolver as tarefas do dia a dia? Após encontrar a resposta, um dos primeiros passos é desenvolver um ambiente profissional de qualidade e estimulante. Além disso, ofereça também oportunidades de crescimento na carreira, fator que tende a ser bem avaliado por funcionários. Valorize ainda as características que se destacam em seus colaboradores, atitude que certamente estimula ainda mais esses profissionais. 
Lembre-se sempre que o sucesso de uma organização depende dos clientes internos. Por isso, já passou da hora de reter os bons colaboradores que fazem sua empresa funcionar. Afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada e são poucos os profissionais que se destacam nesse cenário competitivo. Portanto, cultive já seus talentos, eles são o presente e o futuro de seu negócio!
Gilberto Wiesel é conferencista, consultor e diretor do Grupo Wiesel que atua na área de Educação Corporativa com foco em liderança, empreendedorismo e desenvolvimento de competências. Administrador de empresas pós-graduado em Marketing pela FGV. É Master-Practitioner em Programação Neurolinguistica pela Sociedade Brasileira de PNL e membro da Time Line Theraphy Association, Hawai-USA.  www.gilbertowiesel.com.br 


Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios, certamente irá fortalecer sua rede de contatos. E, para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.