O pulo do gato, por André Rezende

Quando temos a oportunidade de conversar com um empreendedor de alto impacto, normalmente, temos a vontade de perguntar qual o segredo do sucesso ou o pulo do gato, mas bem poucos realmente perguntam e menos ainda respondem. Por isto, a diretoria da ACIPA Jovem, da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, convidou o empresário André Rezende, fundador e presidente da Prática Fornos para falar da sua trajetória e conversar com outros empreendedores.


Fundada em 1991, a Prática Fornos fornece equipamentos para panificadoras, restaurantes e outras empresas alimentícias e detem hoje 40% do mercado nacional, sendo considerada referência no setor. Seu presidente, André Rezende, falou por aproximadamente 2 horas para um grupo de aproximadamente 50 pessoas, em grande parte formada por jovens empreendendores. Abaixo compartilho algumas das lições transmitidas:
:: Aprendizado Constante - Segundo André Rezende, este é o verdadeiro pulo do gato. É preciso investir na auto-formação através da educação formal (faculdade, pós, etc.) e também aproveitando oportunidades como palestras, visitas à fornecedores e clientes, eventos de negócios, etc. Quando o empreendedor se fecha dentro da empresa, inevitávelmente será ultrapassado pelos concorrentes.

:: Sardinha anda com sardinha - Quem deseja ser um tubarão deve procurar andar com tubarões. O recado é claro e mostra a importância na trajetória da Prática o convívio com instituições como Sebrae, Fundação Dom Cabral e Instituto Empreender Endeavor. Estas instituições promovem a troca de experiências práticas e conceituais com empresários que estão no mesmo estágio e com isto proporcionam grandes resultados.

:: Missão, Negócio, Visão e Valores - Boa parte da palestra de André Rezende foi preenchida com estes ítens. Mais do que palavras bonitas numa placa na entrada da empresa, devem ser conceitos vividos por todos os funcionários. Sempre que os acontecimentos do dia-a-dia tenderem a um desvio de rota, a Missão e o Negócio servirão como bússola. Para explicar os Valores, André comentou sobre os fatores condicionantes das decisões que tomamos, "cada escolha que fazemos é inlfuenciada por comportamentos adquiridos na infância, na escola, com os pais e até mesmo da religião. Ao optarmos por tomar decisões pautas num conjunto de valores, temos claro a base de nossas decisões".

Respostas simples para dúvidas importantes. Vindas de um empreendedor que tentou várias alternativas, que teve seus tropeços e graças à muito trabalho duro chegou lá. Lições que qualquer um de nós pode colocar em prática, é uma questão de escolha.

Se você gostou do artigo envie para um amigo ou parceiro de negócios, certamente irá fortalecer sua rede de contatos. Para receber  as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.