Quanto custa o turnover na sua empresa

Rotatividade de funcionários dá mais prejuízo do que você imagina

lideres_ou_gestores Esta semana estou fazendo a divulgação da palestra Desenvolvimento, Atração e Retenção de Talentos que eu e o coach, André Lodi vamos apresentar na ACIPA, em Pouso Alegre/MG, na próxima terça. O evento não tem taxa de inscrição, nem exige a compra de qualquer coisa. É apenas uma oportunidade de compartilhar conhecimento e trocar experiências, algo mais do que necessário neste começo de ano. Porque?

Porque em 2010 o Brasil atingiu a menor taxa de desemprego desde 2002, com 6,7%, um total de 2,5 milhões de empregos e segundo o Ministério do Trabalho a cada 10 contratados 9 tiveram carteira assinada. Isto mostra que o país caminha para a formalização do mercado e também indica uma maior preocupação com a gestão das empresas. Minas Gerais foi o segundo estado em oferta de empregos com 298 mil vagas, atrás de São Paulo com 807 mil.
Os números apenas traduzem o desafio dos RHs para aumentar o quadro de funcionários para, em consequencia, dar suporte aos planos de crescimento das empresas. O RH que era aquele sujeito que “organizava as festinhas” da empresa passou a ser o centro das atenção, porque sem as pessoas certas no lugar certo, não adianta planejar nada.
E na prática, estes gestores estão ficando malucos, porque na falta de profissionais qualificados no mercado, a solução é assediar os colaboradores de empresas concorrentes. Uma empresa de tecnologia perdeu um setor inteiro para o concorrente, o RH estima em 2 anos o prazo para repor a equipe(!!). Como calcular este prejuízo? Pesquisando na web me deparei com o artigo do consultor, Eduardo Varela, que calculou o custo de 5% de turnover, o resultado foi 21% da folha de pagamento! Isto mesmo, 5% de rotatividade custa cerca de 21% da folha!!!
Diante disto, atrair e reter talentos é vital para qualquer empresa que tenha planos de prosperar, não importa o tamanho ou área de atuação, sem as pessoas certa, não vai chegar a lugar algum. Eu e o coaching, André Lodi, já há algum tempo defendemos que o melhor caminho para  fidelização de funcionários precisa de três pontos básicos:
:: Programa de benefícios
:: Fortalecimento de lideranças
:: Comunicação interna
Nossa experiência já tem ajudado muitos Recursos Humanos a vencerem o desafio da atração e retenção de talentos e é disto que nossa conversa, na próxima terça (15/Fev), vai tratar e você é nosso convidado.
Palestra: “Desenvolvimento, Atração e Retenção de Talentos”
Dia: 15/Fev – 19h30
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre – ACIPA (centro de Pouso Alegre)
Inscrições Gratuitas: (35) 3449 8900
 
feed Se você achou este artigo interessante, envie para um amigo ou parceiro de negócios, além de ser uma ótima forma de ajudar, vai fortalecer o seu network. E para receber com praticidade as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.