Cruzeiros marítimos conquistam os brasileiros

Mais de 30% dos turistas viajaram de navio a outros países e 33,62% optaram pelo nordeste do Brasil

image Seis navios da Temporada Brasileira de Cruzeiros Marítimos passaram o Ano Novo na Argentina e no Uruguai. Ao todo, levaram 12881 turistas para assistir à queima de fogos em Buenos Aires e em Punta del Este. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Abremar, esse número representa 30,9% do total de 41.796 pessoas que viajaram a bordo dos 19 roteiros disponíveis para o Réveillon 2010/2011.

Se cada turista gastou R$ 200 por dia – média usual em temporadas anteriores, os destinos receberam, somente entre os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, R$ 5,15 milhões.

Outros seis navios incluíram o Nordeste em seus trajetos, levando 14054 turistas – número que representa 33,62% do total. Dentre esses seis navios que passam pelo Nordeste, três permaneceram na região para a noite de Réveillon: um em Ilhéus e dois em Salvador – no total, estes três roteiros abrigaram 6567 cruzeiristas em mares nordestinos na virada 2010/2011. 

Os demais navios passaram a virada do ano em Copacabana, Búzios, Ilhabela, ou navegando entre um destino e outro.

A Temporada de Cruzeiros começou em outubro último e irá até maio de 2011. São 415 roteiros e a estimativa é de que sejam transportados 884 mil cruzeiristas nos 20 navios. Para orientar os viajantes, o Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) elaborou o Guia para Cruzeiristas, que informa sobre a documentação necessária aos brasileiros nas viagens nacionais, em cruzeiros na América do Sul e nos roteiros internacionais. Validado pela Receita Federal e pela Polícia Federal, o Guia é entregue por meio da agência de viagem a quem comprar um cruzeiro.

ABREMAR – A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo. Atualmente, tem 18 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. www.abremar.com.br

 

feed Para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.