Balanço Geral: os blogs que caminharam junto em 2010

Agradecer é apenas o começo

agradecer Acredito que 2010 tenha sido um ano positivo para todos. Muito trabalho, muitas oportunidades, muito aprendizado e um horizonte ainda maior para 2011. Se o tempo já passava rápido, em 2010 ele sumiu. Se os amigos já eram importantes, em 2010 foram essenciais. Com o Caminhando Junto foi a mesma coisa, veja alguns dados e pessoas que ajudaram nesta trajetória.

O Caminhando Junto foi ao ar pela primeira vez em 19 de março de 2009, no ano que vem completa seu 2º aniversário. Ainda tem muito chão pela frente, mas em 2010, ganhou novo layout, melhorias técnicas, a linha editorial ficou mais nítida e fez muitos amigos.

De acordo com os números do Google Analytics o crescimento foi de 56%, um número nada modesto. São visitantes de 61 países buscando informações sobre empreendedorismo, gestão, recursos humanos, retenção de talentos e muito mais. Leitores em busca de informação relevante, artigos que remetam à reflexão, gente que não está aqui a passeio.

Outro dado interessante que salta das estatísticas é o crescimento das visitas através de celulares e smartphones: 96,3%. O iPhone lidera com esmagadora maioria, mas não está só. É o fenômeno da internet móvel, barateando o acesso e levando a informação onde ela é necessária. O recém criado Twitter do Caminhando Junto ainda engatinha, mas já ganhou 81 amigos, no LinkedIn quase fechamos o ano com 500 amigos.

Mas os números falam pouco, o mais importante é o que o blog traz de importante para a vida real. Em 2009, vencemos o Desafio Endeavor da Semana Global do Empreendedorismo, o Caminhando Junto brilhou na divulgação da Semana, mas no Sul de Minas, onde vivo, o evento não teve a menor repercussão. Desabafei na comunidade da Semana e este ano vi o resultado. Eventos em Poços de Caldas, Varginha, Extrema, Pouso Alegre, com vários parceiros Sebrae, Eptv, Univas, Clube de RH, entre outros. Uma vitória no mundo real.

E os novos amigos de 2010? Nem se fala.

:: IceBreaker – Sérgio Estrella: conselheiro, consultor, orientador sobre as dúvidas técnicas e de funcionamento do blog. Ajudou o Caminhando Junto a ter uma cara mais sóbria, leve e funcional, uma fonte de informação que recomendo.

:: Ferramentas Blog – Marcos Lemos: outra fonte de informações técnicas, ainda não tive a oportunidade de tê-lo como amigo mas contribuiu muito, mesmo sem saber.

:: Saia do Lugar – Luiz Piovesana e Millor Machado: pessoas que já inspiram pela história de vida, parceiros da Semana Global e na busca por oportunidades de negócios. Gente da melhor qualidade que vale à pena ter como amigo.

:: O Bolso da Bombacha – Valdemar Engroff: se blog tem que ter personalidade, este é o top da lista. Se quer saber como falar de economia, dinheiro e gestão com um linguajar próprio, Valdemar tem a receita.

:: Hoje Eu Não Comprei – Thais Aux: a bela surpresa do ano, uma maneira também muito pessoal e descontraida de levar conhecimento sobre finanças pessoais. O idéia de partilhar os próprios desafios na hora de consumir e poupar é muito boa.

:: Clube de RH de Extrema e Região: uma conquista que começou no mundo real e está chegando ao virtual. Liderados pelo consultor, diretor de rh e visionário, Marcos Kraide, o Clube saiu do papel, já realizou seu primeiro ciclo de palestra sobre retenção de talentos, a cada novo encontro atrai mais profissionais e promete fazer muito barulho em 2011.

Você, Leitor :: Mais do que qualquer pessoa que me ajude a melhorar o blog, mais do que qualquer profissional que envie o melhor artigo, a evolução do Caminhando Junto é medida pela sua satisfação. As críticas, comentários, sugestões são muito mais valiosas do que qualquer indicador ou ranking. Foi buscando o profissionalismo e seriedade que o blog ganhou domínio próprio e outras funcionalidades, sempre para lhe agradar.

Sempre digo que agradecer é só o começo, porque agradecer é reconhecer, e ao fazer isto, novos caminhos se abrem. 2011 será um ano também de muito trabalho, de muitos sonhos e de muitas realizações para mim, para o blog e para você também.

Hoje entramos em nosso recesso, só voltaremos no dia 03/01/2011. Até lá, dedico meu tempo à família e aos amigos mais próximos. Sugiro que faça o mesmo.

De coração, sinta-se abraçado.

E não se esqueça de cadastrar seu e-mail no topo do blog para receber as atualizações automáticamente.

Adriano Carvalho


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.