Quando o escritório fica em casa

Dicas para tirar o melhor proveito do Home Office

home_office O avanço da tecnologia diminuiu as barreiras entre o lar e o local de trabalho e fez crescer o número de pessoas que optam por dar expediente em regime Home Office, ou seja, em escritórios montados em casa. Esta tem se tornado uma alternativa frequente do mundo contemporâneo, quebrando o paradigma de que o trabalho só é realizado em uma empresa.

A solução veio dos grandes centros urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, trazendo comodidade, segurança, quebra da rotina e, muitas vezes, um modo de passar mais tempo com a própria família e longe dos congestionamentos.

A concepção do ambiente é um item fundamental para otimizar o tempo e manter a organização quando se trabalha em casa. Separar a vida corporativa da rotina privada e familiar fica mais fácil se mantivermos ambientes com características próprias.

O Home Office deve ser um espaço com uma decoração exclusiva, diferente do restante da casa. Mas, mesmo sendo mais sério e reservado, pode ser personalizado e refletir sofisticação.

A infra-estrutura do escritório deve ser distinta das áreas de circulação e convivência familiar. A dica, neste caso, é manter equipamentos como computadores, impressora, fax, linha telefônica e secretária eletrônica separados, de forma a evitar interrupções durante o expediente. Assim, torna-se mais fácil a transição entre os assuntos ligados à rotina de atividades profissionais e a vida pessoal.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é necessário um espaço muito amplo para a montagem do Home Office. Com um bom planejamento, áreas, antes mal aproveitadas ou inutilizadas, como closets ou até mesmo o quarto de empregada, independente do tamanho, podem ganhar vida. Bastam algumas alterações estruturais, nova decoração e o ambiente adapta-se à nova função.

Para garantir a funcionalidade é primordial a escolha acertada dos móveis que vão compor o escritório. Peças ergonômicas, que valorizam o conforto e o design anatômico, contribuem para a qualidade de vida dos profissionais, protegendo a coluna. Outro item a ser destacado é a iluminação, fator imprescindível para que a visão não canse e o trabalho seja mais produtivo.

Ao projetar um Home Office o principal é ter em mente as finalidades profissionais do ambiente e gerar todas as condições necessárias para que o trabalho se desenvolva com a máxima eficácia.

Faride Elia atua no segmento de construção e decoração desde os seus 16 anos. Elabora projetos residenciais, comerciais, corporativos, hoteleiros e restaurantes. Suas obras são marcadas por elementos que visam o equilíbrio e bem estar, através de funcionalismo, tecnologia e praticidade sempre respeitando custos, qualidade e o meio ambiente. www.farideelia.com.br

 

feed Receba automaticamente as atualizações assinando o Feed do Caminhando Junto, seguindo pelo Twitter ou cadastrando seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.