Dilma deve mudar regras da aposentadoria

13º é bom momento para iniciar Previdência Privada

aposentado Que a Previdência Social é uma grande caixa preta, não é novidade. A cada ano o aumento na expectativa de vida dos brasileiros projeta o crescimento da população idosa e fica sempre a mesma pergunta: como será a aposentadoria quando chegar a minha vez?

No mundo todo os governos estão mudando as regras, algumas sutis, outras declaradas como na França. No Brasil, o INSS paga benefícios a quase 28 milhões de pessoas e todo mês as manchetes anunciam um novo rombo, sempre maior do que o anterior. Independente das razões, o que sobra para o cidadão comum é pensar como será a sua própria aposentadoria. Um direito que será concedido cada vez mais tarde e num limite cada vez menor.

Notícia publicada no InfoMoney já revela que novas regras serão prioridade para o novo governo, “Para o economista e professor da UNB (Universidade de Brasília) Roberto Piscitelli, os mandatários não terão como escapar de modelos que alonguem a idade mínima para a aposentadoria, em vista do aumento da expectativa de vida do brasileiro”.

Regras para Aposentadoria

Atualmenteos trabalhadores inscritos no Regime Geral da Previdência Social podem se aposentar por idade ou por tempo de contribuição.

A partir de 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres), é possível requerer aposentadoria por idade. Para trabalhadores rurais, a idade é de 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres).

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, são necessários 35 anos de serviço para os homens e 30 anos para mulheres. Existe ainda há a possibilidade de aposentadoria proporcional: aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição (homens) e aos 48 anos de idade e 25 de contribuição (mulheres).

Previdência Privada: a melhor alternativa

O resultado deste cenário é o fortalecimento da Previdência Privada como meio de garantir a qualidade de vida na aposentadoria. Tenho atendido cada vez mais pessoas que estão deixando de contribuir com o INSS para investir com mais segurança. A penas no 1º semestre de 2010, os planos individuais captaram R$ 16,5 bilhões, registrando alta de 21,9% ante os seis primeiros meses de 2009. Já os planos para menores, por sua vez, arrecadaram R$ 663 milhões de janeiro a junho deste ano.

Nesta época, o pagamento do 13º salário cria uma boa oportunidade para começar a investir num plano de previdência privada. Além disto, é uma ótima alternativa para reduzir o pagamento do Imposto de Renda. De qualquer forma, se você pretende ter uma vida longa e tranquila, leia os artigos abaixo e pense seriamente sobre o assunto:

Previdência Privada: porque você deve ter a sua

Quanto custa sua tranquilidade

Pague menos Imposto de Renda com a Previdência Privada

 

Para receber mais informações sobre Previdência Privada você pode escrever para [email protected]

feed Para acompanhar as atualizações do blog basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.