Curiosidades do Google Analytics

Revelações sobre a localização das visitas

image Quando decidi criar o blog não tinha a menor idéia do que aconteceria, nem como iria fazer. Sabia tanto sobre o assunto quanto qualquer leitor de primeira viagem. Mas a idéia de poder ter um meio de comunicação que esteja totalmente sob (ou sem!) controle, para um jornalista é algo tentador. Logo que iniciei as postagens descobri que ter um blog é muito mais do que escrever, precisa entender um pouco sobre layout, códigos de html, meta tags e as métricas de avaliação. Afinal, o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

A internet oferece um grande número de sites e ferramentas para medir diversos rankings de blogs, muitos do quais ainda não entendo ou domino profundamente, mas o básico é possível aprender com um pouco de paciência, leitura e experimentação.

Estas métricas são capazes de dizer o que o leitor procura, o que lê no seu blog, quanto tempo fica e como chegou até ele. São dados importantes para a definição e correção de estratégias de trabalho, já que ninguém faz um meio de comunicação para ficar às moscas. Mesmo que seja sua opinião pessoal, se está escrevendo é porque deseja que outras pessoas leiam.

O Analytics é uma desta ferramentas, a mais referenciada e utilizada por blogueiros do mundo todo, é gratuita e faz parte da conta do Google. É um sistema de monitoração que dá um monte de indicadores, alguns até meio complicados de entender, mas outros revelam curiosidades incríveis e é isto que gostaria de compartilhar hoje.

Cobertura Regional do Analytics

Nesta sessão do Analytics é possível enxergar de que regiões vieram suas visitas. Se o seu blog é indexado por buscadores nacionais é natural que o Brasil ofereça o maior número de visitas, mas não será o uníco país a te dar audiência. Primeiro porque tem brasileiro em todo mundo, depois porque dependendo do que escreve, estrangeiros também poderão se interessar.

No meu caso o Brasil está sempre em primeiro lugar com a maioria esmagadora de leitores. Natural e esperado. O que causa surpresa e curiosidade são os países que vem depois. Portugal veio em segundo desde o lançamento do blog, hoje, o Google PT é o terceiro site a me enviar mais leitores. Mas curiosamente, e não sei dizer bem porque, nos últimos 2 meses, os Estados Unidos vem se revezando com Portugal na segunda colocação

Europa Oriental e Estados Unidos: surpresa

E não é só, a Russia que antes nem aparecia, também vem aparecendo entre o terceiro e quarto lugar. Dependendo da semana chega a ocupar a segunda colocação. Aliás, nos últimos 4 meses, houve um crescente numero de visitas vindas de países da Europa Oriental como Turquia, Ucrânia e Letônia (!!!!). A razão disto? Ainda não sei, estou tentando cruzar os artigos e as origens das visitas, mas acho que ainda tenho que estudar mais para entender.

Nos Estados Unidos, 10 estados me enviam leitores de muita qualidade. Segundo o Analytics, os visitantes de New York, California, Flórida e Arizona, permanecem no Caminhando Junto por um tempo médio superior a 1 hora. Nas últimas semanas, um leitor de Montain View retornou 32 vezes. É ou não é para ficar muito curioso?

Fico imaginando que lá do outro lado tem uma pessoa que se interessa pelos mesmos temas e que tem encontrado conteúdo de relevância aqui no Caminhando Junto e isto, é melhor do que qualquer recompensa. Sempre me emociona quando um leitor do Zaire, Singapura ou mesmo nossos vizinhos do Chile, Argentina e Uruguai ficam no blog por longos 30 minutos. Isto, para mim é um grande indicador. Claro que todos os leitores são especiais e são a razão de estar escrevendo em pleno sábado de manhã.

Assim, gostaria de dizer que se um destes leitores desejar me enviar um e-mail, me contando mais sobre suas experiências com o Caminhando Junto, ficarei imensamente feliz.

 

feed Para você receber as atualizações automaticamente, basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.