Conquiste o Mundo com uma Missão Comercial

Rodadas de Negócio internacionais são uma grande oportunidade para crescer

missão_comercial_internacional A produção industrial brasileira está à todo vapor e segundo o Ministério do Trabalho a geração de empregos nas pequenas e médias empresas também indica um forte ritmo de trabalho. O consumo interno tem sido a grande razão para tanto trabalho, mas o momento é também muito interessante para conquistar espaço no mercado internacional, principalmente para os empreendedores que estão prontos para crescer. Se este é o seu caso, confira as dicas e os endereços de quem pode ajudar.

Aproveitamento Total: o que é preciso fazer antes, durante e depois de uma missão empresarial para colher os resultados.

Preparar-se

Os organizadores das missões costumam oferecer cursos sobre a cultura empresarial do lugar de destino, a fim de evitar constrangimentos provocados por comportamentos considerados inadequados no outro país.

Ter o material certo

É preciso levar cartões de visita, folhetos promocionais e uma apresentação da empresa. Tudo deve estar em inglês e no idioma do país visitado.

Organizar-se

Uma missão geralmente envolve diversas atividades simultâneas. Se for uma feira, pode haver centenas de estandes. Leve uma lista com as principais empresas de seu interesse e o tempo destinado a cada uma.

Apresentar-se com antecedência

Antes de ir, telefone ou mande um e-mail às empresas mais estratégicas, marcando uma visita. Isso evita desencontros e ajuda a fazer contatos além dos inicialmente previstos no calendário da missão oficial.

Contratar um intérprete

As missões costumam incluir tradutores para todo o grupo de empresários participantes. Mas, se a idéia é mesmo fechar algum negócio, é aconselhável, ainda no Brasil, reservar um intérprete apenas para trabalhar com você.

Manter os contatos

O trabalho não termina com o fim da viagem. Na verdade, está só começando. De volta ao Brasil, deve-se mandar um e-mail de agradecimento aos novos contatos e propor uma sequencia às negociações.

:: Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) – www.fiesp.com.br

:: Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) – www.apexbrasil.com.br

:: Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) – www.amcham.com.br

:: Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China (CCIBC) – www.ccibc.com.br

:: Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha – www.ahkbrasil.com

 

Para acompanhar as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar o e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.