Como jogar dinheiro fora na Comunicação Empresarial

42-20038605 Cuidar da Comunicação de uma empresa é sempre algo muito delicado, pois cada material vai revelar um pouco da visão de negócio e de como a organização entende o seu cliente. Claro que o objetivo é sempre conquistar a atenção positiva do consumidor, superando a concorrência. Nesta tarefa há muita conversa, muita criatividade e, obrigatóriamente, cuidado. Porque às vezes a idéia é ótima, mas a execução compromete tudo. É o caso da campanha de comunicação da PUC Poços para o vestibular 2010.

 

Se você se interessa pela Comunicação das empresas sugiro ler também estes dois artigos:

Comunicação: estratégia de crescimento

Erros e Acertos do Marketing Institucional

image “Você é o que você consome” – Numa das avenidas mais movimentadas da cidade onde moro, vi um outdoor muito bem feito com a seguinte frase em destaque: “Você é o que você consome”. A frase soou estranha, elitista, superficial, como um slogan de propaganda de refrigerante. Para mim foi difícil entender o que a frase fazia na Comunicação de uma universidade, será que as estratégias para atingir o jovem estudante estavam tão diferentes? Tão pequenas?

Cheguei no trabalho inconformado pela falta de critério da universidade em sua mensagem, então, compreendi que a mensagem estava picada, no site da PUC Poços, na página do vestibular há outras mensagens como “você é o que você preserva” e “você é o que você aprende”. Desta forma as frases falam de comportamento, de observação, de escolha, fazendo sentido com o objetivo da campanha para o vestibular. Mas e se eu não tivesse tido o cuidado de visitar o site? Qual o sentimento que guardaria da universidade? Quais seriam os comentários que eu faria?

Muitas vezes a idéia é boa, mas as limitações da execução pedem uma mudança nos rumos, a agência que fez o trabalho deveria ter pensado nisto. Quando isto não é observado, o dinheiro investido pode ir direto para o ralo. E na sua empresa como a Comunicação é feita?

 

feed Para acompanhar as atualizações, basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.