5 Milhões de pessoas devem participar da Semana Global do Empreendedorismo

Liderado pela Endeavor, movimento chega à terceira edição no país

logo_semana_global Mais uma vez, o Brasil será palco da maior mobilização global em prol do empreendedorismo. Entre 15 e 21 de novembro deste ano, o País participa da Semana Global do Empreendedorismo, movimento que acontece simultaneamente em mais de 100 países e tem como objetivo fortalecer a cultura empreendedora. Coordenada pela Endeavor desde 2008, a Semana reuniu em suas últimas edições, mais de cinco milhões de pessoas em vários estados brasileiros.

“A mobilização é um marco histórico. Durante uma semana, o Brasil inteiro pára para pensar no empreendedorismo e, mais importante, agir para colocar as ideias em prática”, afirma Rodrigo Teles, diretor-geral da Endeavor. “A Endeavor Brasil bateu o recorde mundial de público, ao reunir mais de 5 milhões de participantes em 2009. Nesse ano, queremos superar esse número, agregando mais qualidade às ações”, acrescenta Ludmilla Figueiredo, coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo no País.

Para participar do movimento, empresas, universidades, associações, entidades sem fins lucrativos e profissionais dos mais diversos setores da economia devem realizar ações, como palestras, competições, desafios, debates, integrações, feiras, entre outros que interajam com outras pessoas no período. A idéia é organizar atividades de norte a sul do País, a ser capitaneada por qualquer um que quiser abraçar a causa junto à Endeavor.

Entre as empresas parceiras já confirmadas estão o SEBRAE, AfroReggae, Junior Achievement, Santander, Artemísia, Senac, Amazon Sat, Insper, ESPM, FGV, Universidade Metodista, Firjan, Organizações Globo, Grupo Umbria, além de parceiros on-line como Startupi, Sixpix, Boo-box e Empreendemia.

Como tudo começou

A idéia de realizar a Semana Global do Empreendedorismo surgiu de duas experiências bem-sucedidas: a “Enterprise Week UK”, idealizada por Gordon Brown e lançada em 2004 na Inglaterra, e a “EntrepreneurshipWeek USA”, inspirada na iniciativa britânica e realizada pela primeira vez em março de 2007. Ambas envolveram mais de 11 mil organizações, que realizaram cerca de nove mil atividades. Em 2008, as duas nações decidiram não apenas realizar as ações simultaneamente, mas também abrir o movimento para todos os países. O movimento ganhou então prestígio e hoje é apoiado por grandes chefes de estado, incluindo Barack Obama, Hillary Clinton, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma organização internacional sem fins lucrativos, hoje presente em 11 países, que fomenta e dissemina o empreendedorismo de alto impacto. Seu objetivo é Identificar e viabilizar a continuidade sustentada de negócios de empreendedores, contribuindo assim para o desenvolvimento dos locais onde atua. Possui programas abertos ao público, como workshops, biblioteca de artigos e videoteca com mais de 350 vídeos gratuitos. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora no país.

Principais números:

  • Apóia 540 empreendedores em todo o mundo
  • O faturamento anual do portfólio de empreendedores em 2010 foi de US$ 3,5 bilhões. Elas geram mais de 135 mil empregos
  • Países em que está presente: México, Colômbia, Chile, Brasil, Uruguai, Brasil, Argentina, África do Sul, Turquia, Jordânia, Egito
  • A média de crescimento do faturamento dos empreendedores Endeavor no Brasil está entre 40% e 50% ao ano.
  • No Brasil, a entidade apóia 53 empresas e 95 empreendedores.
  • Tipos de indústria empreendedores Endeavor Brasil: TI – 29%; Manufatura 17%; BTC – 14%; Logística – 13%; Saúde – 13%; Comunicação – 5%; Biotecnologia – 5%; Terceirização de serviços (outsourcing) – 5%.

Caminhando Junto na Semana Global do Empreendedorismo

Em 2009, a coordenadora da Semana Global no Brasil, Ludmilla Figueiredo, criou um desafio para estimular a divulgação do evento. O jornalista e consultor de benefícios, Adriano Carvalho, topou a idéia desde a primeira hora e à partir do Caminhando Junto conseguiu o apoio de outros blogs, internautas e jornalistas para levar à informação a quantos fosse possível.

Ele foi o vencedor do Desafio da Semana Global 2009 e naquele momento tornou-se um parceiro das próximas edições. Ele gravou um depoimento na sede do Endeavor que você pode assistir agora.

 

feed Para acompanhar as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.