Último debate presidencial põe valores à prova

Hoje, Marina e Serra tentam tirar favoritismo de Dilma

galileu_galilei Esta noite, a Rede Globo, transmite às 22h30, o último debate entre os candidatos à presidente. Para Dilma é a chance de fechar a conta e encerrar a disputa no primeiro turno, para Serra é hora de provar o quanto sabe trabalhar numa situação desfavorável e para Marina é o momento de tentar reverter o placar. Mais uma vez, falamos de valores e quanto nossas atitudes revelam sobre nós. E você, o que as eleições podem dizer sobre os seus valores?

Ontem a noite, fui assistir uma apresentação de meu afilhado no teatro, um musical produzido na escola, ele está na 5ª série e o espetáculo foi melhor do que eu esperava. Um escritor sem inspiração ia discorrendo sobre os trabalho de outros autores, num dos quadros, os alunos falaram sobre a vida de Galileu e sua condenação pela Igreja Católica por declarar que a Terra não era o centro do Universo. Mais que uma biografia, os alunos falaram sobre valores: “mesmo cego, continuo vendo as estrelas e ninguém pode me impedir de sonhar com os astros no céu”, bradou o aluno que interpretava o astrônomo italiano.

Através da cultura e do trabalho dos professores estas crianças estão formando seus valores, cada um dará às suas escolhas razões pessoais que, com certeza, vão mudar ao longo da vida. Agora, faltando tão pouco para as eleições me questiono muito sobre o que ela realmente significa. Um direito? Um fardo? Uma farsa? Uma peça de teatro? Já nos acostumamos com os constantes escândalos envolvendo muito dinheiro público e ocupantes dos mais diversos cargos. No horário nobre vemos uma quantidade de candidatos que nítidamente querem arrumar um emprego que paga bem e não exige muito, e pior, muitos eleitores estão verdadeiramente dispostos a dar seu voto a eles.

Que coisa absurda! Quando vamos contratar um funcionário fazemos um monte de exigências, escolaridade, experiência comprovada, etc. E ao contratar uma faxineira então? Quase pedimos a ficha corrida da pessoa. Mas para cuidar do nosso país pode ser qualquer um que nos faça rir no horário eleitoral. Não importa que não tenha qualificação alguma. Alguns dos candidatos são velhos conhecidos das manchetes de jornal, tudo bem, ele finge que é honesto e nós acreditamos.

Onde foram parar os valores que aprendemos quando crianças? Honestidade, patriotismo, ética, honra. Parecem mais do que nunca palavras saídas de um conto de fadas. Quando vejo o nível dos candidatos e suas campanhas, não penso que o Brasil está sendo traído, penso que meus valores estão sendo esquecidos.

E os seus? Quais valores estão sendo corrompidos?

feed Para acompanhar as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.