Debate entre candidatos. Parece que há outro Brasil

Empreendedores buscam excelência. Políticos perpetuam o discurso.

debate_governo_minas Passo a maior parte do tempo conversando com empreendedores, executivos e profissionais liberais. A maior parte deles está investindo, aumentando o número de funcionários, contratando benefícios para atrair e reter talentos e, principalmente, investindo em gestão. Seja buscando profissionais mais experientes ou com o apoio de consultorias, estão buscando a excelência, num retrato do que ocorre por todo Brasil. Mas ontem, ao assistir o debate entre os candidatos ao governo de Minas, pela TV Globo, parecia se tratar de um outro país.

A fala dos candidatos não evoluiu, continua a mesma de quando eu era criança e não fazia a menor idéia do que significava aquilo. Ninguém falou sobre como melhorar de verdade a qualidade de vida dos mineiros, ninguém falou sobre planejamento estratégico, sobre gestão, a palavra excelência passou longe do vocabulário dos candidatos.

Por mais de uma hora, quatro senhores jogaram um xadrez para ver quem deixava o outro numa saia justa maior. Como se o mais capaz fosse aquele em condições de constranger mais o outro. Como dizer então para os empreendedores mineiros que continuem a investir, se não há definição sobre a reforma tributária? Como dizer ao empresário para ampliar sua produção sem uma política de investimento sério na educação da pré-escola à universidade?

Como o país vai manter o aquecimento da economia sem a lenha necessária para manter a fogueira acesa? Considero muito importante todo esforço para retirar brasileiros da miséria, mas é preciso criar o caminho para ir além. A solução do Brasil não está no Bolsa Família, muito menos no salário de 600 reais. Quem está fazendo o Brasil crescer são os empreendedores, são eles que estão gerando a maior parte dos empregos, são eles que estão mudando a cara do país e, em consequencia, são eles que custeiam as fanfarronices de quem está no poder, indepentende de partido ou cargo.

Esperava mais do debate e continuo esperando mais de cada candidato.

 

feed Assine o Feed do Caminhando Junto, siga pelo Twitter ou cadastre seu e-mail para receber as atualizações, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.