29 empresas brasileiras vão fechar negócios no Canadá

Rodadas de negócios entre empresários acontecem em Toronto

toronto_canada Vinte e nove empresas estarão representadas durante a missão organizada pelo governo brasileiro ao Canadá, de 22 a 24 de setembro, com o objetivo de buscar novos negócios e parcerias estratégicas no país. O grupo de empresários brasileiros é proveniente de diversos setores, como alimentos e bebidas, ferramentas, informática e tecnologias de comunicação, produtos para construção civil, jóias e gemas, energia, entre outros.

A missão será chefiada pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, e terá rodadas de negócios entre empresários brasileiros e canadenses, que serão realizadas na cidade de Toronto. Durante a missão, Ivan Ramalho e a comitiva do governo brasileiro irão também se encontrar com vice-ministro de Comércio Internacional do Canadá, Louis Lévesque, e outras autoridades canadenses. A organização do evento é do MDIC e da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Intercâmbio Comercial

Nos primeiros oito meses de 2010, as exportações brasileiras ao Canadá foram de US$ 1,4 bilhão, com acréscimo de 29,9% sobre igual período de 2009 (US$ 1 bilhão). A participação das exportações para o Canadá no total brasileiro subiu de 1,06% para 1,07%. As importações nacionais de produtos canadenses cresceram 70,9%, no mesmo período, e ficaram em US$ 1,7 bilhão. A participação do Canadá nas importações totais do Brasil passou de 1,28% para 1,5%.

No acumulado de janeiro a agosto de 2010, a balança comercial entre os dois países apresentou saldo negativo para Brasil de US$ 363 milhões. Em igual período de 2009, foi registrado superávit de US$ 37 milhões. A corrente de comércio bilateral alcançou US$ 3,1 bilhões nos oito primeiros meses de 2010, valor 50% acima do contabilizado em igual intervalo de 2009 (US$ 2 bilhões).

Neste mesmo período, o Canadá ocupou a 21ª posição entre os mercados de destino de produtos brasileiros, duas posições acima de igual período de 2009. Na importação, o país ficou na 17ª posição entre os países fornecedores de produtos para o Brasil, uma acima da situação dos oito meses de 2009 (18ª).

A pauta de exportação brasileira para o Canadá, entre janeiro e agosto de 2010, foi constituída de 73,8% de bens industrializados (57,1% de manufaturados e 16,8% de semimanufaturados) e 25,1% de produtos básicos. Nas importações, o Brasil comprou do Canadá 82,1% de produtos industrializados (65,1% de manufaturados e 17% de semimanufaturados) e 17,9% de básicos.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.