Clube de RH de Extrema e região dá ponta-pé inicial

A primeira reunião contou com mais de 60 profissionais das principais empresas da região

gestao_de_pessoas Na chegada ao local do encontro já era possível perceber que a proposta seria inovadora, o Pico dos Cabritos é um parque ecológico localizado na Serra da Mantiqueira, um local bastante sensível já que responde pela produção de 56% da água potável consumida na capital paulista. Cercado de muito verde, representantes de empresas chegavam da região Bragantina e Sul de Minas, o Clube de RH de Extrema começa a ser formar.

A organização à cargo das consultorias MKCA do executivo Marcos Kraide, Simbolicah das empresárias Valdenice Sanchez e Simone Kabarati e de Maurício Tornero, responsável pelo Parque Ecológico Pico dos Cabritos. A região de Extrema vem apresentando desde o início dos anos 90 um forte processo de industrialização com unidades de empresas como Rexam, Fagor Ederlan, Bauducco, Centauro e Kopenhagen, entre outras. Graças a isto, grandes oportunidades de empregos surgiram, uma forte arrecadação de impostos beneficiou a região, mas também trouxe desafios muito consideráveis.

A falta de mão-de-obra qualificada vem fortalecendo o efeito pingue-pongue, onde o profissional vai passando por várias empresas, leiloando sua experiência. Não é difícil encontrar empresas que contem com funcionários de outras cidades. Questões como estas estão motivando os gestores de RH a criar uma rotina de conversas no Clube de RH.

“É imprescindivel que os profissionais se reunam para buscar soluções conjuntas, o desenvolvimento da região já demanda uma boa estrutura de treinamentos, por exemplo, que podem ter solução nestes encontros”, é a opinião do coaching, André Lodi.

Durante uma atividade conduzida por Simone Kabariti sobre liderança, todos opinaram sobre os principais desafios e na opinião do gerente de RH da Johnson Controls, Ademir Vital, diante das intensas mudanças na gestão das empresas o maior desafio é “conseguir transmitir aos colaboradores qual o objetivo a ser atingido, com clareza e de forma a motivar sua busca”.

Eu participei como representante da Uniplanos Consultoria em Benefícios, pois, a cada conversa que tenho com os gestores de RH percebo o quanto é possível contribuir com a soma de conhecimentos e, um profissional que não soma, não serve para os dias de hoje.

Ao que tudo indica, o Clube de RH de Extrema e região tem tudo para ser uma realidade.

Outros artigos relevantes sobre gestão de pessoas:

Gestão de Pessoas como estratégia de liderança   

Mais 40% de resultados com Gestão de Pessoas

Regras de Vesting: como usá-las para reter talentos

feed Acompanhe as atualizações, basta assinar o Feed do Caminhando Junto ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.