As 10 mais do Rock Brasileiro

rock_brasileiro A música é sempre um recomeço, um debate infinito de gostos diferenciados e ecléticos, mas é sempre bom exercitarmos nossa mente buscando as melhores canções desse ou daquele estilo. Hoje me passou pela cabeça se tivéssemos que escolher os dez melhores e importantes rocks nacionais de todos os tempos.

Quais seriam os artistas a serem abordados(?) Então, uma confussão grande me atormentou pois desde o Festival da Canção de 1967 quando Gil e Caetano incorporaram a guitarra elétrica na MPB que não consigo mais esse limiar diferencial para o estilo em nosso país.

Então a lista apesar de óbvia remete ao que melhor de rock’n’roll se fabricou no Brasil e que tenho conhecimento:

Número 1

Estúpido Cupido– Celly Campelo (1959)nos primórdios para começar. Sem ela, não sei não.

Número 2

É proibido fumar – Roberto Carlos(1963) hit que pega carona nos Beatles e leva o estilo para as telas da TV com a Jovem Guarda

Número 3

A melhor música da melhor banda : Ando meio desligado-Mutantes (1970). Neste ano , eles deixaram a tropicália e abraçaram de vez o rock.

Número 4

Sangue Latino – Secos e Molhados (1973). Grupo brasileiro assume o rock psicodélico sobre belas melodias e performances de palco incríveis.

Número 5

Eu nasci há dez mil anos atrás – Raul Seixas (1976) . Esoterismo e movimento hippie agrada todas as faixas etárias e finca o pé do rock no país.

Número 6

Você não soube me amar-Blitz (1982). Marca o início da fase mais promissora do rock nacional com o surgimento de inúmeras bandas como Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Barão Vermelho, Ultraje a rigor e Titãs e os cantores Lobão, Léo Jaime , Ritchie e Kiko Zambianchi.

Número 7

Rádio Pirata -RPM(1985) . Aqui o rock encontrou seu porto e dominou todos os meios de comunicação e arrebanhou multidões.

Número 8

Que pais é esse -Legião Urbana (1985). O rock de Brasília veio sem hipocrisia e enfrentou de frente as autoritarismos da política nacional. Capital inicial e Plebe Rude são expoentes da época.

Número 9

Fácil – Jota Quest (1993) -Os mineiros e seus maneirismos entram em cena também com Skank e Pato Fu.

Número 10

Esse eu deixo para os leitores opinarem. Quem faltou? Quem virá? “Quem sou eu e quem é você nessa história eu não sei dizer, mas eu acredito que ninguém tenha vindo pro mundo a passeio” (Léo Jaime).

Vida longa à musica

Vida longa ao rock!!!

Eduardo de Souza -Jornalista


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.