Universitários ganham fórum de empreendedorismo

Líderes do terceiro setor e do meio empresarial participam do evento

empreender_com_valores A Fundação Educar DPaschoal promove a primeira edição do Fórum Empreender com Valores, nos dias 17 e 18 de julho, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na cidade de Campinas, em São Paulo. Por meio de oficinas e palestras com importantes representantes do terceiro setor e do meio empresarial, o evento busca propiciar um espaço que evidencie caminhos e ferramentas a fim de sensibilizar o público universitário a enxergar e exercer uma cidadania ativa.

A abertura do evento estará a cargo de Luís Norberto Pascoal, idealizador e membro ativo da Fundação Educar DPaschoal e presidente da DPaschoal.  “O fórum funciona como um grande estímulo na formação de jovens empreendedores no país. Nele, os estudantes terão contato com lideranças que transmitirão valores de cidadania e responsabilidade social na gestão de um negócio, além de conhecer um lado mais prático do ambiente corporativo”, afirma o executivo.

Programação

O primeiro dia de encontro contará com a realização de 10 palestras que fomentarão o debate sobre os diversos aspectos do empreendedorismo, seja no âmbito social, universitário ou de negócios.

Mafoane Odara, profissional integrante da equipe da área de juventude da Ashoka Brasil, abordará o tema Empreendedorismo Social.  No painel Negócios Sociais, o empreendedor Henrique Bussacos, fundador da Tekoha e co-fundador do The Hub São Paulo, apresentará o conceito de negócios sociais e a Artemisia. Logo depois, será aplicado um desafio para os participantes com o objetivo de dialogar sobre o perfil empreendedor e estimular uma nova forma de pensar, agir e produzir resultados no ambiente de negócios.

Posteriormente, o assunto da vez será Voluntariado e Transformação Social, e para debatê-lo subirá ao palco Silvia Pacheco, a coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo. O Empreendedorismo de Negócio é o tema da palestra com Juliano Seabra, diretor de Educação e Políticas Públicas do Instituto Endeavor, seguida por Empreendedorismo Universitário, conferida por Gustavo Pimentel e Henrique Vedana, da AIESEC.

No primeiro dia ainda acontece uma mesa redonda sobre o Trote da Cidadania da UNICAMP, mediada por Carlos Anjos, coordenador executivo de Eventos Institucionais (CARGO). A trajetória do projeto será discutida por seis representantes envolvidos na coordenação da iniciativa. Depois, o assunto Empreendedorismo Universitário volta à tona com a exposição de oportunidades para jovens universitários potencializarem seu perfil empreendedor através de experiências profissionais.
Com o intuito de estimular o público com a sua própria história profissional, o empresário Roger Eves realiza a palestra Educação Empreendedora. O jovem batalhou na busca de um emprego qualificado em uma multinacional e abriu um negócio, com baixo investimento, no setor de marketing multinível, que hoje gera lucro expressivo.

O empreendedor social Rodrigo de Méllo Brito dividirá conhecimento e experiência na palestra Núcleos Produtivos Comunitários. Rodrigo é um dos fundadores e diretor executivo da Aliança Empreendedora, uma organização social que fomenta e integra grupos produtivos comunitários e empreendedores de baixa renda. Além disso, ele faz parte da Rede Young Global Leaders do Fórum Econômico Social.

Para encerrar o primeiro dia de evento, o fórum será palco da premiação do Trote Cidadania, projeto da Fundação Educar que incentiva os universitários a promover ações sociais com os calouros em substituição ao trote violento. O consultor da fundação, Gabriel Agrelli Moreira, é quem discursará acerca da iniciativa. Com número recorde de inscrições, este ano, foram 52 universidades inscritas de 15 estados brasileiros. Na edição anterior, o total de projetos inscritos foi 39 com a participação de 11 estados.

Domingo será o dia de erguer as mangas e pôr a mão na massa. Os participantes do fórum estarão convidados a integrar o mutirão em escolas e organizações sociais da região de Campinas. Estas atividades visam despertar e cultivar um espírito de empreendedorismo social cooperativo nos participantes, fortalecendo as relações e multiplicando o senso de responsabilidade. Além disso, no espaço do evento haverá uma programação de jogos cooperativos.

O fórum é gratuito e as inscrições podem ser realizadas online até o dia 16/07 pelo endereço www.empreendercomvalores.org.br. No site também já é possível conferir a programação e a agenda completa do evento.

Outros artigos sobre empreendedorismo de alto impacto:

Oportunidade para projetos de empreendedorismo

Semana Global do Empreendedorismo 2010

Dos teares para o palco

feed Para receber as atualizações é só assinar nosso Feed. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.