Exemplos de pessoas que foram além

No dia-a-dia temos muitas oportunidades de ir além do nosso dever, não porque é o certo, mas porque podemos fazer.

parcerias Tenho certeza de que você conhece alguém na cidade ou mesmo no seu bairro que, com muito pouco, quase sempre o próprio esforço decide mudar a realidade de outras pessoas. Abaixo, você vai conhecer dois trabalhos. No primeiro, uma ex-bancária percebe o quanto tem para ensinar, no segundo exemplo, a união de empresas e instituições que também vão bem além do seu “dever”.

Lixo que ganha valor nas mãos de mulheres do Triângulo Mineiro

A artesã Sônia Vasconcelos, de Uberlândia, ensina mulheres daquela cidade a produzir peças artesanais com o resíduo da indústria de vestuário e material reciclado. Sônia deixou o emprego de bancária para se dedicar, desde 2008, ao projeto Sinhá Recicla. A iniciativa, apoiada pelo SEBRAE-MG, gera emprego e renda para 200 artesãs.  

Uma vez por semana, às quartas-feiras, Sônia e mais 13 mulheres se reúnem para ensinar cerca de 60 tipos de técnicas artesanais, entre crochê, bordado, tricô, cestaria e tecelagem.

A matéria-prima é doada por seis confecções da cidade. O material, que antes ia para o lixo, é transformado em bolsas, colares, tapetes, broches e outros produtos. Segundo Sônia, quase todo o material é reciclado e o gasto com linhas e agulhas é dividido. O grupo produz 1.500 peças por mês, que custam entre R$ 5 e R$ 130.

De olho no mercado, as 13 artesãs procuraram o SEBRAE-MG para  melhorar a qualidade dos produtos. Elas participam do Programa Sebrae de Artesanato e recebem consultoria em design, capacitações em técnicas de vendas, cooperação, atendimento e ampliação de mercado, com participações em feiras.

Em julho, o grupo participou do Encontro de Negócios do Brasil Central, em Uberlândia. Elas negociaram com compradores nacionais e internacionais. Uma empresa americana comprou 250 kits de bucha vegetal para banho.  Compradores suíços e alemães também mantêm contato com o grupo.

Projeto Sinhá Recicla

Aulas às quartas-feiras das 14h às 17h

Incubadora de Empresas da UFU

Avenida Francisco Vicente Ferreira, 560, Santa Mônica – Uberlândia/MG

A união entre empresas

O Shopping Cidade Jardim mantém desde 2006 na comunidade do Jardim Panorama o projeto Novos Rumos / Caminhos Alternativos, que oferece aos moradores facilidades para ingressarem no mercado de trabalho.

Isto é possível graças a uma parceria entre o Instituto Dom Bosco, a JHSF (proprietária do Shopping) e o SENAI, que promove cursos profissionalizantes, tais como mecânica industrial, eletroeletrônica e técnicas administrativas.

Jovens e adultos que procuram uma oportunidade de trabalho contam também com o Balcão de Empregos instalado na comunidade. Lá, os interessados fazem uma inscrição e depois são encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras do Instituto.

Para o mês de julho, estão sendo implantadas novas ações sociais como atendimento psicológico e odontológico, além de uma oficina de culinária (confeitaria e panificação).

Conheça outros exemplos de ações inspiradoras:

Sustentabilidade: o que você tem com isso?

Operação Sorriso do Brasil vai realizar mais 100 cirurgias

As Marias que estão conquistando o mundo

feed Para receber as atualizações é só assinar nosso Feed. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.