Dica para elaboração de projetos

elaboracao_projetos Ter uma boa idéia é sim um grande passo para o sucesso, mas não basta. Seja para buscar o dinheiro necessário, seja para conseguir um sócio estratégico ou mesmo para conquistar o primeiro cliente, saber fazer um projeto é essencial. Um projeto sem pé nem cabeça, que fala muito e não diz nada ou que força a barra para encobrir informações importantes, pode ser o primeiro passo para o fracasso.

Em outros dos posts eu tratei de dicas e até sugeri um modelo de projeto, mas tenho visto o quanto é comum as organizações negligenciarem esta etapa. No poder público, é muito comum ouvir o prefeito ou o responsável por algum orgão municipal dizendo que não há dinheiro para isto ou aquilo, o que não há são pessoas capacitadas para elaborar projetos de captação de recursos. Afinal, quando vão compor seu grupo de trabalho a capacidade profissional não é o primeiro item de escolha, depois amargam situações de incompetencia.

Há sim muitas fontes de recursos para projetos de turismo, de geração de emprego e renda, de educação, saúde e outros, tanto dinheiro do próprio governo quanto de organizações não governamentais e empresas no Brasil e exterior. Mas para todas elas, um bom projeto é determinante.

As prefeituras mais organizadas já possuem um setor ou contratam consultorias especializadas na elaboração de projetos e assim estão sempre captando recursos para inúmeros projetos. No terceiro setor e para os empreendedores a lição não é diferente.

Dica valiosa para projetos de sucesso

Estude outros projetos bem sucedidos, observe como foram escritos, como estão organizados. Também procure o máximo de informações sobre a organização que vai receber o seu projeto, algumas possuem linhas muito bem definidar de atuação. Por exemplo, há fundações empresariais que patrocinam projetos exclusivamente em cidades que possuem unidades, outras definiem público e setor (exemplo: projetos de incentivo à leitura para crianças de baixa renda).

Hora de praticar

Bem, dito isto é hora de partir para a pratica. O Desafio G-20: financiamento para as PMEs é um concurso global proposto pelo grupo das 20 maiores economias do mundo para identificar a apoiar os melhores modelos que desbloqueiam investimentos para pequenas e médias empresas. Este desafio vai estimular que instituições financeiras privadas, investidores privados e de área de responsabilidade social, fundações e organizações da sociedade civilproponham inovações para ampliar recursos destinados às PMEs. Se a sua organização possui uma ideia, solução de investimento ou programa de capacitação que fortalece e aprimora as PMEs, o Changemakers da Ashoka, o G-20 e a Fundação Rockfeller querem conhecê-lo e apoiá-lo.

Inscreva a sua proposta no Desafio G-20 até o dia 25 de agosto.

É a sua chance de se juntar a essa comunidade global de inovadores pela transformação social. Você pode inscrever-se, indicar organizações e conhecer iniciativas de todo o mundo.

Para mais informações sobre o Desafio G-20 ou siga o @ChangemakersPT no Twitter e Facebook.

Em caso de dúvidas, entre em contato com Chancemakers da Ashok

Tel: (11) 3085-9190

Msn: [email protected]

Skype: changemakers.brasil / Changemakers Brasil

Dois artigos essencias para um bom projeto:

Dicas importantes para projetos de captação de recursos

Modelo de projeto de captação de recursos

feed Para receber as atualizações é só assinar nosso Feed. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.