Blog do Júlio: garoto fala de consumo sustentável

consumo_consciente Com o objetivo de falar sobre o consumo sustentável de forma lúdica e ser um instrumento de pesquisa e aprendizado, irá ao ar no dia 18 de junho às 10 horas na Escola Municipal André Tosello, o Blog do Júlio. Um garoto de 14 anos, personagem do projeto, ligado à internet e às rápidas transformações que vem ocorrendo na sua comunidade e no mundo, relata a experiência prática de sua família na descoberta do consumo sustentável e do orçamento familiar. No blog ele dá dicas para o dia-a-dia, indicações de leituras e vídeos relacionados ao tema, tudo de modo a despertar o interesse da criança e do adolescente para um tema tão atual e necessário.

A família Oliveira – Cidão, Helena, Patricia e Júlio – foi criada dentro do Projeto Conexão Social do Sindivarejista de Campinas e região. Uma família muito parecida com milhares de outras famílias que precisava organizar o seu orçamento para dar conta de seus desejos e necessidades diários. O projeto Conexão Social tem como objetivo principal reconhecer o comércio varejista enquanto agente de desenvolvimento local e forte elo da relação entre produção e consumo – quem produz e quem compra, possibilitando a construção de uma ética mais coletiva, um novo olhar sobre a relação entre cidadania e hábitos de consumo.

Projeto Conexão Social Sindivarejista no Ouro Verde

O projeto está sendo realizado na região Ouro Verde de Campinas (SP) há aproximadamente um ano e conta com dois eixos de atuação:

A memória, que busca valorizar o comércio local a partir do registro da história de vida de varejistas que foram protagonistas na construção e desenvolvimento daquela comunidade.

E a educação para a sustentabilidade, trabalhando o consumo sustentável na comunidade a partir de oficinas de orçamento familiar, caminhada fotográfica, visitas ao comércio local e a produção de histórias em quadrinhos com alunos e professores da rede pública de ensino.

Construindo Parcerias

A direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal André Tosello, no bairro Jardim Aeroporto, acreditou na parceria e abriu suas portas para a realização de várias atividades do projeto, que alcançou aproximadamente 700 alunos. Entre as atividades realizadas na escola destaque para a oficina de fotografia, onde um grupo de 20 alunos que estão cursando o 5º ano caminhou pelo bairro fotografando a interferência e as mudanças geradas pelo consumo no local. Para a realização da caminhada fotográfica os alunos receberam noções técnicas sobre fotografia com um professor do Senac Campinas e participaram de uma oficina pedagógica sobre o consumo sustentável.

No Blog do Júlio teremos uma exposição virtual com as fotografias e histórias em quadrinhos feitas nas oficinas pelos alunos, como também o material distribuído pelo projeto: a revista Conexão Social, o Jogo do Consumo Sustentável e a Caderneta do Orçamento Familiar. “O desafio era levar este tema ao comerciante varejista sem utilizar o termo ‘sustentabilidade’ ainda distante, destacando sua importância na disseminação deste conceito e principalmente a possibilidade de novas práticas. Acredito que podemos e temos muita coisa para fazer, mas estamos no caminho e o melhor de tudo, fazendo”. Afirma a idealizadora deste trabalho, Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista de Campinas e região.

Exposição no Terminal Ouro Verde

Todas as atividades realizadas neste primeiro ciclo do projeto – fotos das oficinas feitas pelos alunos, história dos comerciantes varejistas e do bairro e demais materiais produzidos durante o projeto, farão parte de uma exposição que acontece no início de agosto no terminal Ouro Verde. Entre os comerciantes participantes do projeto está Cleonice Cordeiro Teixeira, proprietária da Cléo Modas, que chegou ao bairro Jardim Aeroporto em 1973. “As ruas eram todas de terra, eu mesma ajudei a cavar o poço d’água da minha casa. Comecei vendendo nos fundos, logo precisei abrir firma e hoje tenho muito orgulho da minha loja e de tudo que construí,” ressalta a comerciante varejista.

Lançamento do Blog do Julio:

Dia 18 de junho, às 10h

Escola Municipal André Tosello – Rua Itapura, 446, Jd. Aeroporto – tel. (19) 3266-6964

Coordenadora pedagógica: Ana Cláudia

www.conexaosocial.org.br/blogdojulio

 

Mais artigos sobre ações relevantes e transformadoras:

Mãos que fazem história

As Marias que estão conquistando o mundo

Amizade que transforma vidas

 

feed Para receber as atualizações é só assinar nosso Feed. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.