Vendas diretas movimentam R$ 5,2 bilhões no primeiro trimestre

Resultado representa um crescimento de 19% em relação ao mesmo período no ano passado, e é considerado a melhor performance em um 1º trimestre, desde 2005

vendas_diretas O primeiro balanço trimestral de 2010 da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas – acaba de ser consolidado. Seguindo a tendência dos últimos quatro anos, mais uma vez o setor consegue superar o desempenho obtido no mesmo período do ano passado. Com um volume de negócios na casa de R$ 5,2 bilhões, as vendas diretas seguem em constante crescimento no país, a uma taxa de expansão de 19% sobre o mesmo período do ano anterior. Descontada a inflação do período, o crescimento real obtido foi de 13,9%.

O contingente de revendedores ativos também cresceu em comparação com o ano passado. O primeiro trimestre de 2010 registrou cerca de 2,125 milhões de revendedores realizando vendas pelo canal, ou 18,2% mais que há um ano.

A ABEVD tem registrado também um expressivo aumento na adesão à atividade de vendas diretas. O número de revendedores nos cadastros das empresas aumentou 16,8% em relação ao 1º trimestre de 2009. De acordo com a entidade, as diversas opções do segmento fomentam esses resultados do setor.

De acordo com a ABEVD, o nível de atividade dos revendedores cadastrados registrou um pequeno aumento, de 1,2 ponto percentual. Cada revendedor brasileiro comercializou uma média de 170 itens no primeiro trimestre de 2010, entre produtos e serviços.

Sobre as vendas diretas

As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a economia brasileira, responsável pela contribuição fiscal da comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos, sendo 88% da categoria de cuidados pessoais, 6% de suplementos nutricionais, 5% de cuidados do lar e 1% de serviços e outros.

Também chamadas de vendas por relacionamento, as vendas diretas ocorrem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos. Não deve ser confundida com a venda porta a porta, uma vez que esse termo está sujeito a toda sorte de mercadorias, de origem desconhecida, e sobre a qual não se aplicam as diretrizes de ética do Código de Conduta da ABEVD.

O mercado brasileiro de vendas diretas fechou o ano de 2009 com um crescimento de 18,4%, movimentando um volume de R$ 21,8 bilhões. O número de revendedores cresceu 17,7% em relação a 2008. O setor conta atualmente com 2,377 milhões de representantes.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
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