Dicas importantes para a Previdência Privada

 Previdencia_privada O blog “O Bolso da Bombacha”, publicado pelo Gaúcho Taura está com um post muito interessante sobre previdência privada, um tema que vem ganhando importância na vida dos brasileiros, por razões justas. O país está envelhecendo numa velocidade maior do que imaignamos, por exemplo, hoje 21 milhões de brasileiros tem mais do que 60 anos, mais de 11 mil já tem mais de 100 anos e acredite, em 2050, a cada 3 brasileiros 1 terá mais de 60.

Para piorar, o boletim da Previdência Social de janeiro deste ano mostra que o valor médio dos benefícios pagos está em torno de R$ 685,14, para os benefícios por tempo de contribuição chega a R$ 1.197,79. Então de forma bem resumida, a Previdência Social cumpre a missão de garantir sobrevivência, mas cabe à Previdência Privada o papel de garantir o padrão de vida.

No post do Bolso da Bombacha, as dicas servem de alerta para a escolha e eu acrescentaria mais, a primeira não fazer o seu plano com um banco, isto porque eles tem as maiores taxas. A segunda dica é mais inteligente, o melhor é procurar um corretor de seguros que tenha especialização em benefícios e pedir a análise de pelo menos 3 companhias, incluindo taxas de adminstração e carregamento, performance, tempo de fidelidade, etc. Com estes dados fica bem melhor fazer a comparação e se dedicir.

Entretanto, discordo de uma dica do post, que aconselha a renda vitalícia. Esta decisão deve ser tomada na véspera do início do benefício, que é quando você vai receber o dinheiro. Renda vitalícia significa receber um “salário” mensal até o fim da vida. Mas vejamos um exemplo, a pessoa fez a sua reserva para começar a receber aos 60 anos, pouco antes do seu aniversário, descobriu ter uma doença séria que pode leva-la a morte. Neste caso, ela sabe que vai ter um grande desembolso com tratamento de saúde e que pode não viver muito tempo. Então sua escolha deverá ser outra. Em resumo, esta decisão é muito pessoal e deve ser feita na véspera e não decidida agora.

Na empresa em que eu trabalho, a Uniplanos Consultoria em Benefícios, é praxe sempre apresentar este estudo, seja para uma pessoa ou para empresa. Ao ter acesso ao máximo de informações, a decisão é sempre clara. Se você quiser o seu estudo, basta me enviar por email nome e data de aniversário completa.

::: Se você gostou deste artigo, pode assinar o nosso Feed e receber todas as atualizações.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.