Desafio Brasil 2010: a chance que seu negócio esperava

Concurso para Empreendedores terá monitoria de Venture Capitalists para auxiliar startups nacionais

desafio A Intel Brasil e a Fundação Getúlio Vargas anunciam o lançamento do Desafio Brasil 2010, uma competição onde empreendedores e pequenos empresários aprendem sobre os obstáculos e oportunidades na busca por investidores e aporte de capitais. Os vencedores do Desafio Brasil representarão o país na etapa America Latina do Desafio Intel, etapa classificatória para o Desafio Intel® + UC Berkeley Tecnologia e Empreendedorismo (IBTEC), que acontece na Califórnia, no final do ano, concorrendo a prêmios em dinheiro e assessoria de empreendedores e investidores do Vale do Silício.

A etapa nacional da competição é dividida em 03 fases, onde os inscritos apresentam e defendem seus projetos para venture capitalists, professores e profissionais da indústria. Os projetos são avaliados de acordo com uma série de fatores, tais como escalabilidade, habilidade de apresentação e vendas, grau de inovação e aplicação de tecnologia e atratividade para investimentos, entre outros. Pelo menos dois projetos brasileiros serão escalados para representar o Brasil na etapa América Latina da competição, que acontece entre setembro e outubro.

“Os pontos mais relevantes da competição são promover o empreendedorismo, colocar empreendedores inovadores do Brasil em contato com experts da área de investimento em novas empresas do Vale do Silício e também de outros empreendedores de outros países da America Latina” explica Nuno Simões, Diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da Intel. “Os participantes do Desafio Brasil poderão se beneficiar com a experiência de apresentarem projetos para investidores, dos treinamentos oferecidos durante a competição e também do contato direto com fundos de venture capital. Acreditamos que este tipo de iniciativa é vital para formar os empreendedores do futuro.”

O Desafio Brasil – que acontece desde 2006 – foi ampliado este ano e terá etapas regionais em seis praças – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Florianópolis. A expectativa dos organizadores é de que mais de 200 projetos sejam inscritos na competição.

“Apesar do atrativo da premiação em dinheiro, o que os empreendedores mais valorizam são os outros prêmios que são dados, como as consultorias que professores e empreendedores da Universidade de Berkeley dão aos ganhadores, mas também aos participantes que chegam à final da competição” explicou Márcio de Oliveira Santos Filho, Coordenador do Desafio Brasil 2010.

Em 2009, os dois projetos premiados foram na área de desenvolvimento de microprocessadores e de e-commerce. A SiliconReef de Recife-PE, campeã do Desafio Brasil 2009, desenvolveu um microchip capaz de  aumentar a eficiência na captação e armazenamento de energia disponível no ambiente (térmica,solar,mecânica, etc.) de forma compacta. Já o projeto Ninui, de Niterói-RJ, que ficou em segundo lugar, é uma plataforma de negócios especializada em mercados de nicho, envolvendo empreendedorismo, comércio eletrônico e inclusão digital. Dos seis projetos semi finalistas da competição de 2009, todos foram procurados por fundos de Venture Capital e dois receberam aportes de capital.

Para saber mais: http://blogs.intel.com ou http://twitter.com/intelbrasil

feed Para receber as atualizações é só assinar nosso Feed. O serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.