A música da Copa

Já estamos entrando no clima da Copa do Mundo 2010 e assistindo documentários antigos desse que é considerado o maior evento esportivo da Terra, me lembrei e emocionei com algumas canções que embalaram os jogos do Brasil. “Noventa milhões em ação . Pra frente Brasil do meu coração”. Essa é demais …um hino da ditadura, mas tudo bem. Depois em 1982.. “Voa canarinho voa”. A copa mais bonita e triste que já vi. Nas vitórias ….o tema de Ayrton Senna em 1994 e “Deixa a vida me levar” (Zeca Pagodinho) e Festa (Ivete Sangalo) em 2002. Neste ano, a música “Wavin’ Flag”, do cantor de Hip-Hop, K’Naan, é a canção oficial da turnê do troféu Copa do Mundo da África do Sul. É aquela do comercial da Coca-Cola. No Brasil, vão aparecer canções ou os torcedores vão eleger uma com certeza.



Bom sobre a canção tema deste ano, Wavin’ Flag: The Mix Celebration é um remix da faixa original do terceiro álbum de K’Naan, Troubadour, lançado no início de 2009. Ele nasceu em Keinan Abdi Warsame na Somália em 1978,  depois foi para os Estados Unidos e então se mudou para Toronto onde foi naturalizado canadense. Seu nome, K’naan, significa “viajante” na língua somali.
O ritmo já é bastante conhecido nos comerciais da Coca-Cola e tem uma novidade: é a primeira vez que uma canção de um músico canadense tem sido associada com o futebol.
A letra fala basicamente de celebração, de jogo limpo e da união de todas as nações. Fico feliz por termos uma Copa na África e aguardo ansioso a Copa no Brasil, onde jogarão Ganso, Neymar e Robinho juntos.
            Confira tradução “Wavin’ Flag”
            Me dê liberdade, me dê fogo,
            Me dê razão, me leve mais alto
            Olhe os campeões conquistarem o campo agora,
            Você nos define, nos faz sentir orgulhosos
            Nas ruas estão, exaltados,
            Enquanto nós perdemos nossa inibição
            A celebração está em torno de nós, todas as nações, em torno de nós
Cantando “Forever Young”, cantando músicas sob o sol
            Vamos nos alegrar no lindo jogo
            E juntos no fim do dia
Nós todos dizemos
Quando eu ficar mais velho, ficarei mais forte
            Eles me chamarão de liberdade como uma bandeira ao vento
            E então isso voltará
            E todos cantarão
            Ohhhooohoooohooo woooohooo ohooohooohooo
            E todos nós cantaremos
Eduardo de Souza é jornalista

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.