Soluções empreendedoras nas prefeituras

Sebrae premia prefeitos que desenvolvem ações para as pequenas empresas

O Sebrae-MG divulga na próxima quarta-feira (17/3) os vencedores do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Executivos mineiros, que desenvolveram ações em benefício das micro e pequenas empresas em seus municípios serão conhecidos em cerimônia no Minascentro.

224 prefeituras do estado participaram da disputa. Os três primeiros colocados receberão certificado, troféu e participarão de uma viagem técnica para conhecer bons exemplos de administração municipal. O primeiro colocado e outros seis projetos de destaque concorrerão ao prêmio nacional.

O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de valorizar administradores municipais que implementam projetos para diminuir a burocracia, promover educação empreendedora, estimular a formalização, a inovação e aumentar a participação das MPEs nas compras governamentais.

Esta é a 6ª edição da iniciativa. O prêmio é realizado pelo Sebrae com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e Associação Mineira de Municípios (AMM).

Pessoalmente, acredito que o prefeito que não tenha visão empreendedora na sua cidade, nem merecia ser prefeito. Fazer propaganda é fácil, gastar o dinheiro público em autopromoção é mais fácil ainda, difícil é contribuir de maneira criativa e verdadeira para a prosperidade da população.

E o segredo não é ficar correndo atrás de grandes empresas, oferecendo mundos e fundos, é estimular a geração de emprego e renda com soluções locais, levando soluções de micro-crédito, capacitação, organizando eventos de negócio e muito mais.

Imagine se todos os projetos, em todas as secretarias tivessem como uma das metas a geração de emprego e renda? Impossível? Então, pense na Secretaria de Cultura estimulando a criação de grupos culturais (teatro, música, dança, etc.) e organizando um calendário cultural intenso, com divulgação bem feita e atraente. Quem ganha? Artistas com casa cheia, restaurantes e bares movimentados, hotéis, táxis, etc.

Na sua cidade, o que o prefeito está fazendo para apoiar os pequenos negócios?

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.