ONG Entre Amigas oferece capacitação profissional para mulheres

Hoje, a ONG Entre Amigas comemora um primeiro ano. O projeto, localizado no centro do Rio, tem como objetivo resgatar a auto-estima das mulheres, fornecendo gratuitamente apoio psicológico, jurídico e cursos de capacitação profissional.

Atualmente, 90 mulheres, acima dos 18 anos, principalmente da classe C, são atendidas pela organização, que pretende chegar a 200 beneficiadas ainda este ano. Em parceria com o Hotel Copacabana Palace e o salão Werner Coiffeur, o projeto oferece cursos de governança, auxiliares de cabeleireiro e manicure. Além disso, são oferecidas aulas de artesanato, corte, costura e customização de assessórios. Há ainda a biblioteca, organizada pela ONG Esquina do Livro, com títulos de obras literárias voltadas para o universo feminino.

A ONG, que faz parte do Rio Solidário, conta unicamente com o apoio da iniciativa privada e da sociedade civil. O projeto pretende conseguir mais adesões para ampliar os seus projetos de responsabilidade social, ligado às mulheres, que já representam 30% dos chefes de família, no Brasil, segundo dados do IBGE. 

Para participar basta entrar em contato com a ONG no telefone 21 3987-6104 ou através do e-mail: [email protected]

Os cursos:

Artesanato / Customização de roupas e acessórios: O objetivo do curso é a geração de trabalho e renda através do artesanato, como a customização de peças de roupas, sandálias e acessórios. As alunas também terão aulas de reciclagem, meia de seda, pintura, decoupagem e bijuteria.

Beleza (Werner Coiffeur): O objetivo do projeto é a capacitação profissional de mulheres para atuarem no mercado de trabalho como autônomas ou em salões. A missão é desenvolver um estilo personalizado de embelezamento e relacionamento, valorizando a auto-estima e o bem estar das pessoas.

Resultado – Já são 18 mulheres formadas, das quais 11 estão atuando em salões e como autônomas.

Governança (Copacabana Palace): Qualifica camareiras para o mercado de trabalho, dotando-as de conhecimentos operacionais de limpeza, higienização e arrumação nos equipamentos hoteleiros, além de noções básicas de turismo, hotelaria, governança, inglês e espanhol instrumental básico.

Resultado – Já foram criadas duas turmas. Uma das alunas trabalha no Copacabana Palace e outra no Marriott, em Copacabana.

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.