Empresas do Sul de Minas concorrem ao MPE Brasil

Quatro mineiras estão entre as micro e pequenas empresas candidatas à etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, duas delas do Sul de Minas. A premiação estimula a qualidade e divulga experiências inovadoras na gestão de micro e pequenas empresas. Os finalistas e vencedores serão conhecidos no dia 23 de março, em uma cerimônia em Brasília. 

Há 38 empresas do país concorrendo nas categorias Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (que engloba Educação, Saúde, Tecnologia da Informação, Turismo e Outros). Há ainda o destaque para as Boas Práticas de Responsabilidade Social. Essas empresas foram selecionadas entre as 151 ganhadoras das etapas estaduais do Prêmio MPE Brasil desta edição.

As mineiras concorrem em quatro categorias: Comércio, Indústria, Serviços e Responsabilidade Social.  Elas foram avaliadas em aspectos como, estratégias e planos, liderança e satisfação do cliente.

As inscrições para a próxima edição começam no dia 23 de março, no site www.premiompebrasil.com.br

O Prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Rede de Cooperação Brasil+ e Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com a Gerdal e Petrobras e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e  Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

As Sul Mineiras que estão fazendo bonito 

Exsto Tecnologia – Empresa de Santa Rita do Sapucaí, tem 31 empregados e fabrica equipamentos e aparelhos elétricos direcionados para o mercado de educação. Produz kits didáticos para laboratórios de faculdades e cursos técnicos como, por exemplo, amplificadores de áudio que já são vendidos para estados como São Paulo, Manaus e Rio Grande do Sul.

A empresa existe desde 2001 e é comandada pelo empresário José Domingues Adriano. No final de 2007 a Exto recebeu o ISO 9001 pela qualidade na gestão da produção.

 Prática de gestão em destaque

:: Estímulo à capacitação dos empregados em cursos e palestras na área de tecnologia.

“Trabalhamos com conhecimento, então, nada melhor que capacitar nossos funcionários para que eles possam ser qualificados profissionalmente. Ganha o funcionários e ganha a empresa.”

José Domingos Adriano, empresário

www.exsto.com.br

 

Farmácia Néctar – Empresa familiar, localizada em Três Corações, sul de Minas Gerais. Foi criada em 1997 pelo casal Fabiana e Sílvio Bossi, concorre ao Prêmio MPE Brasil em duas categorias.

Práticas de gestão em destaque

:: Trabalho de conscientização dos empregados para a realização de coleta seletiva no local de trabalho e nas suas residências.

:: Elaboração de informativos sobre prevenção de doenças, distribuídos gratuitamente nos coletivos urbanos para a comunidade.

:: Estímulo para os empregados atuarem como voluntários em campanhas de saúde.

:: Investimento na capacitação dos empregados.

:: Adoção de uma praça da cidade, que recebeu rampa de skate e mesas de xadrez.

::Distribuição de kits escolares e promoção de palestras sobre saúde e preservação ambiental, em parceria com a Cemig.

 

Neste ano a empresa inaugurou uma indústria de cosméticos, na qual adotou uma infraestrutura com coleta da água de chuva, instalação de energia solar e utilização de material reciclado na ornamentação da fachada do estabelecimento.  As ações são feitas em parceira com empresas particulares e públicas.

“Queremos crescer sustentavelmente. Com lucratividade, mas sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e com a população. Afinal, só estamos no mercado por causa dos nossos clientes e nada mais justo que investir em ações que beneficiem a comunidade.”

Sílvio Bossi, empresário

www.farmacianectar.com.br

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.