Lutas Inglórias

Segundo o presidente Barack Obama Bob Dylan e Joan Baez foram responsáveis pela "trilha sonora" da luta pelos direitos civis na década de 1960,  e por isso fez uma homenagem aos dois artistas nessa semana."O movimento dos direitos civis era um movimento sustentado pela música, os ‘spirituals’, inspirada pela Bíblia, e marcado pelas canções de protesto sobre as injustiças que deviam ser corrigidas", afirmou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

O movimento foi ampliado por artistas ‘folk’ como uma filha nova-iorquina de imigrantes e um jovem trovador de Minnesota, que souberam captar as dificuldades e as esperanças das pessoas que não eram governadas da mesma maneira, como apenas as canções podem fazer. No Brasil , as homenagens seriam então para quem? Chico Buarque? Gilberto Gil? Caetano? Geraldo Vandré? Mais uma vez a música é usada em questões políticas e isso tem sido extremamente ingrato para os amantes das canções.

Se na América, Joan Baez e Bob Dylan se uniram a centenas de milhares de pessoas em Washington, onde o reverendo Martin Luther King organizou o fim de sua marcha pelos direitos civis nos perguntamos quais os artistas brasileiros engajados nas lutas sociais. Vamos lembrar de nomes de pessoas com visibilidade pública, que participaram da Passeata dos 100 mil em 1964 como Caetano Veloso,  Chico Buarque de Holanda,  Clarice Lispector, Edu Lobo,  Fernando Gabeira,  Gilberto Gil,  Marieta Severo,  Milton Nascimento,  Nana Caymmi,  Paulo Autran, Tônia Carrero,  Zuenir Ventura. "Nossos ídolos são os mesmos e as aparências não enganam não. Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém".

Nos perdemos no trem da história e não entendemos porque nenhum artista de notoriedade do momento se levanta para falar sobre as mazelas da política em Brasília, por exemplo. Os cantores sertanejos e pagodeiros continuam cantando seus chifres, os ditos rockeiros suas desventuras amorosas e nós "celebrando a estupidez humana , a estupidez de todas as nações" principalmente agora no Carnaval. Se cuidem …mas se divirtam! Afinal até Madonna e Beyonce estão no Brasil.

"Quantas estradas um homem deve percorrer

Pra poder ser chamado de homem?

Quantos oceanos uma pomba branca deve navegar

Pra poder dormir na areia?

Sim e quantas vezes as balas de canhão devem voar

Antes de serem banidas pra sempre?

A resposta, meu amigo, está voando no vento

A resposta está voando no vento

Sim e por quantos anos uma montanha pode existir

Antes de ser lavada pelos oceanos?

Sim e por quantos anos algumas pessoas devem existir

Antes de poderem ser livres?

Sim e quantas vezes um homem pode virar a cabeça

Fingir que ele não vê

A resposta, meu amigo, está voando no vento

A resposta está voando no vento

Sim e quantas vezes um homem deve olhar pra cima

Antes de conseguir ver o céu?

Sim e quantos ouvidos um homem deve ter

Pra poder conseguir ouvir as pessoas chorarem?

Sim e quantas mortes serão necessárias até ele saber

Que pessoas demais morreram?

A resposta, meu amigo, está voando no vento

A resposta está voando no vento"  (Bob Dylan)

 

Eduardo de Souza – Jornalista

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.