Recursos simples de decoração podem aumentar as vendas de pequenos negócios

O sucesso ou fracasso de um negócio está, muitas vezes, diretamente ligado ao local escolhido e à apresentação do seu espaço para o cliente. Um ambiente mal decorado, organizado de forma errada ou com uma iluminação inadequada pode colocar a perder todo o investimento feito na empresa.

“Ao contrário, um bom projeto de design de interiores pode reduzir o custo de sua implantação na escolha de materiais mais adequados, tecnologia mais eficiente e racionalização no uso dos materiais. Além do mais, pode alavancar vendas, fidelizar clientes, atrair novos prospects”, explica o arquiteto e professor de arquitetura e design da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Glaucus Cianciardi.

No entanto, as micro e pequenas empresas, em geral, não dispõem de recursos para contratar um profissional da área de arquitetura e decoração. Pensando nisso, o especialista elaborou algumas dicas simples que podem ajudar o micro empresário a melhorar a performance do seu negócio.

“Hoje em dia, a informação está muito disseminada. Sugiro que o empresário que não possa contratar um decorador consulte sites na internet e revistas que tratam do assunto. Um bom exercício é visitar ou até mesmo recortar fotos das empresas que ele considera como referência e tentar analisar as cores usadas, a disposição dos móveis, a iluminação”, ensina o professor.

Um dos recursos mais acessíveis para personalizar um ambiente é o uso de cores. Segundo Cianciardi, o vermelho, por exemplo, aumenta a apetência das pessoas, podendo ser muito empregado em restaurantes; o azul e o verde fazem com que as pessoas se concentrem, podendo aumentar as vendas em livrarias. Pisos brilhantes e espelhos atraem as pessoas.

 “A luz pode em muito determinar a venda de um produto, por exemplo: em um espaço onde houver uma iluminação mais forte, o produto parecerá mais barato, mas quando se trabalhar com uma luz mais suave, o produto parecerá mais sofisticado”, diz o professor. Além disso, segundo ele, uma luz bem projetada melhora o rendimento dos próprios funcionários.

Na decoração de um ambiente de vendas, a organização é fundamental. Os produtos devem estar à mostra e bem dispostos, de modo que o cliente possa vê-los ou manuseá-los com conforto. “Nada de amontoar os produtos e encher o ambiente de objetos de decoração e móveis. Tudo tem que ser funcional prático e de fácil manutenção”, finaliza Cianciardi. Seguindo estas dicas simples, a probabilidade de sucesso de um negócio pode aumentar consideravelmente.

 

 

 

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.