Couromoda prova o sucesso dos eventos de negócios

O Caminhando Junto sempre incentivou a participação dos empreendedores em eventos de negócios e o balanço da Couromoda 2010, realizada na semana passada, prova que a dica é mais do que válida. Em quatro dias de feira, 1.100 expositores receberam 70 mil visitantes, entre eles, 1.500 compradores de 53 países. O resultado? 30% de toda produção nacional do ano já está negociada.

As feiras funcionam como um intensivão de negócios, são longas horas em pé, pouco descanso, come-se mal, mas o resultado pode determinar o sucesso de um ano inteiro. Muitos compradores só serão encontrados nestas ocasiões. Além de trocar experiência com outras empresas, buscar parceiros para desafios comuns e muito mais.

Então você vai dizer que as feiras são acessíveis apenas para as grandes empresas, que o investimento é alto, etc, etc. Engano seu, primeiro porque a feira deve ser vista como um investimento, é melhor fazer uma feira bem feita do que gastar dinheiro com anuncio em listas telefônicas ou no jornal da sua cidade o ano inteiro. Em segundo lugar, é preciso correr atrás de parcerias, o SEBRAE levou várias micro e pequenas empresas para a Couromoda e outras feiras.

No ano passado, o Brasil exportou 125,7 milhões de pares de calçados para 120 países, num total de US$ 1,3 bi. O mais interessante é que o setor é composto por 1.500 grandes, médias e pequenas indústrias e 5 mil micro, sinal de que há espaço para crescer com ousadia, trabalho bem feito e inteligência.

E você, já sabe qual o próximo grande evento de negócio?


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.