Imagine quatro mil pessoas discutindo boas idéias…

Uma ferramenta gratuita de gestão de ideias recém disponibilizada na internet, no mês de outubro, gratuitamente, por três empresários do litoral paulista, já conta com 150 empresas cadastradas, somando mais de quatro mil usuários. Embalada com o nome de IDEIAR, permite que qualquer pessoa crie e gerencie grupos para a discussão de ideias, com caráter profissional (empresas, associações e organizações) ou pessoal (grupos de amigos ou de interesses comuns).

Renato Khalil, um dos idealizadores da ferramenta da empresa Ideias 10 – Consultoria e Treinamento, de Santos-SP, explica que ela está estruturada para receber, avaliar e dar um “feedback” para cada ideia postada frente a um desafio, “com funcionalidades de compartilhamento que permitem a interação entre os participantes, gerando resultados significativos e inovando os processos”.

Outra vantagem é o fato da ferramenta avaliar, selecionar e ainda sugerir recompensas às melhores ideias. “Isso incentiva o empreendedorismo. Quando utilizada no ambiente empresarial, é a companhia reconhecendo o valor da sua base de colaboradores e podendo, ainda, promover recompensas aos autores”, ressalta Khalil.

Para Lucas Miller, também sócio-Diretor da empresa Ideias 10, a ferramenta organizará e fomentará o que ele chama de “estoque de conhecimento”. “Pensar em grupo é o maior desafio de qualquer organização, seja uma empresa, a comissão de formatura ou a turma do futebol. O IDEIAR traz isso de forma estruturada para a internet”, afirma Miller.

Nilson Cortez Júnior, o terceiro sócio-Diretor da Ideias 10, conta que esta ferramenta é a mesma já disponibilizada no portal da empresa, inicialmente, no formato pago e que o modelo free foi uma consequência. “Os primeiros usuários tiveram resultados imediatos e este retorno potencial nos levou ao modelo free, seguindo o padrão de negócio de grandes empresas como Google e a linha de gurus da internet como Chris Anderson. Queremos tornar a ferramenta acessível a todos, porque acreditamos no empreendedor brasileiro”, defende Cortez.

Investimentos e Metas – Para criar o ambiente online foram investidos mais de R$ 100 mil. E a meta dos idealizadores é somar 100 mil usuários em um ano. “Queremos democratizar o ambiente online de gestão de ideias. Você começa uma ideia, um amigo desenvolve, outro dá um pitaco e, quando vocês notam, algo interessante foi construído. Um diretor lança um desafio a seus colaboradores, que ajudam com sugestões para melhorar um processo ou resolver um problema. Tudo registrado na internet, dando a todos os participantes a certeza de que as autorias ficam totalmente preservadas, assim é o sistema que trazemos ao grande público”, afirma Cortez.

Novos usuários – Para ter acesso ao sistema do IDEIAR, basta acessar www.ideiar.com.br e se cadastrar, com seus dados pessoais. Você receberá login, senha e o tutorial simplificado. Através do IDEIAR você pode também cadastrar sua rede de contatos ou convidá-los a se cadastrar. O sistema pode ser utilizado por grupos de pessoas ou empresas de vários segmentos e tamanhos, instituições de classe, universidades, escolas, condomínios e sites como um potente instrumento de coleta de ideias.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.