Empreendedores de oportunidades ou por necessidade?

O Brasil tem mais de 14 milhões de empreendedores que comemoram no mês de outubro o Dia do Empreendedor

Em busca de uma boa oportunidade de mercado muitos brasileiros investem em seu próprio negócio. Levantamentos apontam que o número de profissionais que optou por esta iniciativa no primeiro bimestre de 2009 aumentou em quatro vezes com relação ao mesmo período do ano passado, demonstrando uma tendência em alta.
“O principal motivo de muitos recorrerem a esta nova perspectiva é colocar em prática uma ideia inovadora ou até para fugir de empregos infrutíferos”, explica o diretor da L&Barreiros Controladoria, Laecio Barreiros.
Outro fator que merece destaque é o fato de que pela primeira vez os ‘empreendedores de oportunidades’ – os que planejam a abertura do negócio – superaram os ‘empreendedores de necessidade’ – os que se aventuram nos negócios – apontando melhora no potencial do brasileiro.
Segundo índices do SEBRAE, hoje o País conta com mais de 5 milhões de pequenos e médios negócios representando 20% do PIB, o que torna as PMEs muito importantes para a economia do país.
Mesmo sendo um campo de oportunidades, é preciso ter cautela na hora de começar seu investimento. “Para abrir uma empresa é necessário, antes de tudo, traçar um plano de negócios bem detalhado. O futuro empreendedor deve saber dos riscos, da viabilidade de seu investimento, noção dos concorrentes e ter uma visão de um todo”, explica Barreiros.
Planejar a abertura é essencial para que os lucros e resultados sejam positivos e que a vida da empresa seja duradoura. “Os novos pequenos e médios empresários brasileiros estão cada vez mais buscando estratégias de crescimento e se adaptando à realidade do mercado, o que é muito positivo”, finaliza Barreiros.

O consultor Laecio Barreiros é consultor de empresas, para saber mais: www.lbarreiros.com.br


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.