Effa Motors começa a montar no Brasil em 2010

A Effa Motors, representante no Brasil da marca Hafei Auto, uma das maiores montadoras chinesas de veículos utilitários, expõe na Fenatran 2009 seus três modelos que serão montados em Manaus (AM) a partir de janeiro do próximo ano: Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape. A empresa está investindo, inicialmente, US$ 10 milhões no projeto, que deverá gerar cerca de 200 empregos diretos na sua primeira etapa. “Nossa meta é produzir perto de 1.000 veículos em Manaus no primeiro ano de atividade”, afirma Eduardo Effa, presidente da Effa Motors, lembrando que os três modelos são importados para o mercado nacional desde o ano passado.

Na primeira fase de produção, que deverá se estender até julho de 2010, a fábrica de Manaus vai operar numa área de 8 mil metros quadrados no regime SKD (Semi Knocked Down), recebendo os veículos parcialmente desmontados da planta da Hafei na China. Na segunda etapa, prevista para ter início em agosto do próximo ano, a unidade começará a funcionar no regime CKD (Complete Knocked Down), recebendo os veículos completamente desmontados. Neste estágio, a Effa Motors deverá investir mais US$ 8 milhões na planta, inaugurando no início de 2011 um centro de pintura para seus utilitários.

A Effa Motors iniciou sua atuação no mercado brasileiro em maio de 2008, inicialmente importando o automóvel Effa Hafei M100 e os comerciais leves Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape. Além da planta de Manaus, a empresa também está construindo uma fábrica no Uruguai, de onde serão importados, a partir de 2010, o M100 e outros modelos de automóveis. A Effa Motors conta hoje com 36 concessionárias, mas a meta da empresa é ampliar sua rede para 110 revendas até dezembro de 2010.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.