Caminhos Temperados, um roteiro cheio de delícias

“No Extremo Sul, há um Brasil surpreendente, de lugares temperados por tradições, com um modo de vida, sotaques e sabores que têm o jeito e o gosto da diversidade.” É com singularidades como estas que Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, as principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul, se apresentam ao mercado como um único destino para uma viagem de oito dias por atrativos e opções de lazer diferentes das conhecidas paisagens tropicais brasileiras e dos destinos que combinam sol e mar como principal apelo.

O roteiro “Caminhos temperados” foi lançado ontem (22), no 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e da Feira das Américas, ABAV 2009, no Rio, enfatiza o turismo cultural, rural e de aventura no primeiro roteiro integrado do Estado que une os três destinos gaúchos selecionados pelo Ministério do Turismo como indutores de desenvolvimento no setor. Por isso, Caminhos Temperados têm abrangência regional e leva o turista a outras seis cidades: Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Garibaldi e Caxias do Sul, na Serra, e Viamão, às margens da Lagoa dos Patos e vizinha da metrópole gaúcha.

A partir do desembarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho, o pacote prevê a permanência de dois dias em Porto Alegre. Na capital dos gaúchos, cidade colonizada por açorianos que incorporou traços da cultura de imigrantes de todo o mundo, o turista terá opções para uma programação diversificada. No city tour Linha Turismo, primeiro ônibus turístico de dois andares do país, terá uma visão panorâmica de mais de 20 atrativos históricos, arquitetônicos, culturais e naturais da cidade. Na programação, uma visita a um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e à área rural da metrópole.

Na cidade vizinha, Viamão, o roteiro conduz ao Parque Estadual de Itapuã, área de preservação da Mata Atlântica às margens da bela Lagoa dos Patos, o “mar de dentro” dos gaúchos, de praias calmas e belas paisagens.

A viagem à Serra começa por Gramado, a 115 quilômetros de Porto Alegre, onde o viajante terá três dias para se encantar com a paisagem européia do Sul do país. Imigrantes italianos e alemães construíram, entre colinas e bosques, uma cidade que se tornou acima de tudo aconchegante na arquitetura que privilegia o estilo bávaro, nas vias floridas e no comércio de artesanato, roupas de lã e couro, objetos de decoração, vinhos, queijos e os famosos chocolates. O roteiro levará o turista a conhecer atrativos consagrados como o Lago Negro, Mini Mundo, Palácio dos Festivais e Parque Knorr, além de conhecer as belas paisagens do interior do município.

No caminho está a romântica Nova Petrópolis, de jardins e ruas floridas, forte sotaque alemão e famosa pelo Parque Aldeia do Imigrante, onde está um museu ao ar livre, com dez casas antigas construídas em meados do século XIX. A viagem segue por Canela, cidade famosa por ter belas atrações naturais, entre elas a Cascata do Caracol, queda livre de 131 metros, e pelo Mundo a Vapor, que reconstitui um famoso acidente ferroviário.

Emoção ainda maior espera o viajante a 110 quilômetros dali e a 980 metros acima do nível do mar, em Cambará do Sul, no exuberante canyon Itaimbezinho, um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5,8 mil metros, e a largura máxima, a 2 mil metros.

De Gramado o roteiro avança pela Serra Gaúcha e segue para a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, onde uma gastronomia típica italiana, acompanhada dos melhores vinhos brasileiros, esperam pelo visitantes. Antes, porém, uma parada em Caxias do Sul para um almoço na Cantina Pão e Vinho ou no ambiente sofisticado do castelo de pedra do Chateau Lacave.

Em Bento Gonçalves o roteiro inclui degustações de produtos derivados do leite de ovelha, visita à Casa da Erva-Mate e um jantar aromatizado com vinhos e espumantes. As experiências enogastronômicas, também incluem o Vale dos Vinhedos, de onde sai mais de 50% da produção vinícola do país. Mais delícias estarão à espera do viajante na Estrada do Sabor, na vizinha Garibaldi. Na osteria La Collombina, o visitante participará da preparação das colombinas (um tipo de panetone) que serão assadas enquanto é servido o almoço. O passeio de 23 quilômetros com muita diversão e belas paisagens da Maria Fumaça e uma visita com almoço no Parque Temático Dal Pizzol são outras opções da região da uva e do vinho.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.