Blog Action Day: faça sua parte!!!

Hoje (15/10), acontece o terceiro Blog Action Day, um evento queconvida todos os blogueiros a postarem sobre um mesmo assunto, namesma data, a fim de colocar o tema em debate na Internet. Neste ano,o tema selecionado foi “Mudanças Climáticas”.
A idéia é colocar um mesmo tema de forma tão intensa e expansiva na internet que seja praticamente impossível não discutir o assunto. Eu gosto mesmo de sempre trazer uma pauta sobre reciclagem, geração de empergoe renda e ações de responsabilidade social, mas hoje, em comemoração ao dia, vou trazer um post sobre uma reserva natural do Sul de Minas, o Parque Nova Baden.
Quedas d’águas, nascentes e paisagens com muito verde fazem parte da unidade de conservação presente no Circuito das Águas

Localizado em Lambari, sul de Minas, em uma área protegida desde 1974, o Parque Estadual de Nova Baden era um reserva e somente em 1994 teve sua categoria alterada para parque. Porém sua história começa antes disso, mais precisamente no início da década de 1980, com a chegada do descendente de alemão, Américo Werneck, a Vila de Águas Virtuosas – nome da cidade na época.
Em 1909, Américo foi nomeado primeiro prefeito da cidade que recebeu em seu mandato planos de saneamento e urbanização. Além disso, formou a colônia de Nova Banden, composta por austríacos, alemães e holandeses. Essa colônia, cujo o nome faz referência a província de Baden-Baden, na Alemanha, seria a origem do atual parque.

Além de histórias, o parque abriga diversas trilhas que são um dos principais destinos dos turistas. Entre elas está a Trilha da Cachoeira Sete Quedas que está localizada à esquerda da sede da Unidade de Conservação. A trilha tem, aproximidamente, 1,10 quilômetros e é formada por escadinhas de troncos que facilitam o percurso.

Jornada recompensada pela beleza da cachoeira que é formada por sete quedas que variam de 1,5 a 3,5 metros de altura. Para os mais experientes, a Trilha dos Palmitos é o outro caminho para contemplar as quedas. Essa trilha tem espaços muito íngremes e sem locais de apoio sendo, por isso, indicada apenas para àqueles que tem maior experiência em ultrapassar obstáculos.
O Parque Estadual de Nova Banden possui um ecossistema que abriga diversas espécies de anfíbios, mamíferos e aves, como o sauá, mico e tamanduá-mirim. Com relação à flora, o clima úmido propicia a formação de musgos, líquens e orquídeas.

Para informações os turistas devem procurar pelo Casarão onde funcionam os centros para administrativos e de visitantes. Lá é possível conhecer os procedimentos do parque além de auditório, sala de reuniões e sanitários

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.